Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das funções celulares da ataxina-2 e da a2bp1 de Drosophila

Processo: 11/51630-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Luisa Paçó-Larson
Beneficiário:Maria Luisa Paçó-Larson
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila  Desenvolvimento 

Resumo

A ataxina 2 de Drosophila é ortóloga do produto do gene humano ATXN2 que é associado com a ataxia espinocerebelartipo 2 (SCA2), doença pertencente à família das chamadas doenças poliQ que incluem ataxias dentre outras doenças neurodegenerativas. A A2bp1, identificada inicialmente por interagir com a ataxina-2, é produto do gene FOX-1 também conservado em metazoários. Apesar da falta de uma clara relação entre os genes causadores de ataxia, muitos de seus produtos interagem física e geneticamente, sugerindo que as SCAs, e talvez outras ataxias, compartilhem mecanismos comuns de patogênese. Estudos dos membros da família de ataxina-2 e A2bp1 em diferentes organismos têm indicado conservação nas funções celulares dessas proteínas, particularmente em relação a processos reguladores do metabolismo de RNA. Neste projeto buscamos contribuir para o entendimento das funções celulares destas proteínas em Drosophila. Com o uso de abordagens de microscopia e de bioquímica investigaremos a relação das proteínas A2bp1 e ataxina-2 entre si e com p-bodies e grânulos de estresse, em células S2 e no ovário em desenvolvimento, um modelo bastante explorado na investigação de complexos ribonucleoproteicos envolvidos no transporte/repressão /localização de mRNAs. Adicionalmente, através da análise do efeito do knockdown de ataxina-2 dirigido para o corpo gorduroso, investigaremos o envolvimento desta proteína no controle da via de insulina, hipótese que emergiu de estudos recentes em camundongos knockout. Além de contribuir para o entendimento das funções celulares das ataxina-2 e A2bp1 em Drosophila, estes estudos poderão gerar insights no papel biológico destas proteínas com relevância potencial para as ataxias espinocerebelares e doenças neurodegenerativas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIZAM VIANNA, MURILO CARLOS; POLETO, DEISE CRISTINA; GOMES, PAULA FERNANDA; VALENTE, VALERIA; PACO-LARSON, MARIA LUISA. Drosophila ataxin-2 gene encodes two differentially expressed isoforms and its function in larval fat body is crucial for development of peripheral tissues. FEBS OPEN BIO, v. 6, n. 11, p. 1040-1053, NOV 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.