Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da cafeína sobre o desenvolvimento e progressão da doença renal policística em modelos de camundongos Pkd1 cond/cond: Balcre

Processo: 11/21593-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ita Pfeferman Heilberg
Beneficiário:Ita Pfeferman Heilberg
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia  Doenças renais policísticas  Rim policístico autossômico dominante  Cafeína 

Resumo

A Doença Renal Policística Autossômica Dominante (DRPAD), causada por mutações nos genes PKD1 ou PKD2), é uma das doenças monogênicas hereditárias mais comuns nos seres humanos e caracteriza-se pela substituição progressiva dos túbulos renais por cistos, o que resulta em insuficiência renal crônica terminal no longo prazo. Em um estudo envolvendo células císticas de pacientes com DRPAD, tratadas com cafeína, observou-se elevação da produção de AMPc (3, 5-monofosfato cíclico de adenosina), mediador que se relaciona com o aumento de proliferação celular e de secreção fluida transepitelial cística. Entretanto, a administração dessa substância a um modelo experimental não ortólogo de doença cística em ratos não demonstrou crescimento cístico, mas sim piora de hipertensão arterial. Da mesma forma, um estudo clínico transversal anterior realizado em nosso Serviço, em 102 pacientes com DRPAD, não evidenciou correlação entre o volume renal e o consumo de cafeína. Apesar dos dados conflitantes encontrados até o momento, na prática clínica, pacientes com DRPAD tem sido orientados a restringir o consumo de alimentos que contenham cafeína. Considerando-se as dificuldades na condução de um estudo clínico que investigue o papel do aumento na ingestão de cafeína em DRPAD, o presente projeto tem como objetivo estudar o efeito da cafeína sobre o crescimento de cistos em DRPAD, utilizando-se um modelo ortólogo em camundongos (Pkd1cond/cond:Balcre) que mais se assemelha à doença policística humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUNOZ, J. J.; ANAUATE, A. C.; AMARAL, A. G.; FERREIRA, F. M.; MECA, R.; ORMANJI, M. S.; BOIM, M. A.; ONUCHIC, L. F.; HEILBERG, I. P. Identification of housekeeping genes for microRNA expression analysis in kidney tissues of Pkd1 deficient mouse models. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 JAN 14 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.