Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da abordagem de biologia de sistemas para desenvolver um modelo de funcionamento em plantas

Processo: 11/52065-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Convênio/Acordo: Microsoft Research
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Buckeridge
Beneficiário:Marcos Silveira Buckeridge
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Empresa: Microsoft
Auxílios(s) vinculado(s):13/50316-4 - Impact of elevated CO2 and drought on metabolism of Sorghum, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):15/13479-8 - Uso de biologia de sistemas para desenvolvimento de modelo para funcionamento de plantas, BP.PD
13/24205-0 - Desenvolvimento de uma ferramenta de bioinformática para integração das escalas de transcrição gênica, proteômica e fisiologia utilizando sorgo e cana-de-açúcar como sistemas modelos, BP.DR
Assunto(s):Biologia de sistemas  Mudança climática 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/World...Impact_10_26_27.pdf

Resumo

O avanço de setores da ciência como as Mudanças Climáticas Globais e a Bioenergia requerem o conhecimento profundo de como as plantas respondem ao ambiente em mudança. Ainda que plantas modelo e nativas tenham sido estudadas do ponto de vista da ecofisiologia, bioquímica e biologia molecular, as abordagens têm sido feitas em um ou dois níveis de organização, sendo que uma limitação é a grande quantidade de dados produzida. A presente proposta pretende expandir estudos utilizando o sorgo como planta modelo, de maneira a integrar o funcionamento deste de forma integrada em diferentes níveis de organização. Pretendemos obter dados de fisiologia, metabolismo e expressão gênica em quadro condições: [CO2] ambiente, [CO2] elevado; [CO2] ambiente com déficit hídrico e [CO2] elevado com déficit hídrico. Dois grupos de pesquisa em biologia de plantas interagirão com um grupo de matemática e ciência da computação com a finalidade de atingir as seguintes metas: 1) testar e refinar ferramentas de análise de redes em biologia; 2) desenvolver ferramentas de integração de dados a partir de experimentos biológicos; 3) desenvolver ferramentas de visualização; 4) tentar extrapolar as análises para outras espécies vegetais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Alta concentração de CO2 protege sorgo contra a seca e melhora sementes 
Pós-doutorado em Bioquímica com bolsa da FAPESP 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Aliados improváveis 
Receita de celulose 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCOSSELLI, GIULIANO MASELLI; BUCKERIDGE, MARCOS SILVEIRA. Dendrobiochemistry, a missing link to further understand carbon allocation during growth and decline of trees. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, v. 31, n. 6, p. 1745-1758, DEC 2017. Citações Web of Science: 6.
TAVARES, EVELINE Q. P.; BUCKERIDGE, MARCOS S. Do plant cell walls have a code?. Plant Science, v. 241, p. 286-294, DEC 2015. Citações Web of Science: 8.
DE SOUZA, AMANDA P.; COCURON, JEAN-CHRISTOPHE; GARCIA, ANA CAROLINA; ALONSO, ANA PAULA; BUCKERIDGE, MARCOS S. Changes in Whole-Plant Metabolism during the Grain-Filling Stage in Sorghum Grown under Elevated CO2 and Drought. Plant Physiology, v. 169, n. 3, p. 1755-1765, NOV 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.