Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos taxonômicos das espécies de Meliaceae Juss. do estado do Espírito Santo

Processo: 12/00964-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Vinicius Castro Souza
Beneficiário:Vinicius Castro Souza
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Meliaceae  Flora  Espírito Santo 

Resumo

O Estado do Espírito Santo ocupa uma área de 46.098,571 km² no sudeste do Brasil, fazendo divisa com os estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico ao leste. No estado é possível distinguir duas regiões morfoclimáticas, a planície litorânea e o planalto no interior. A vegetação pode ser dividida em cinco formações, as pioneiras (manguezais e restingas), a floresta de tabuleiro, a floresta ombrófila densa (submontana, montana e alto-montana), a floresta estacional semidecidual (terras baixas, submontana e montana) e os refúgios ecológicos, que são os campos de altitude. O presente trabalho refere-se ao levantamento e caracterização das espécies de Meliaceae ocorrentes no estado. Meliaceae constitui uma família com aproximadamente 50 gêneros e 600 espécies, amplamente distribuídas em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil ocorrem 8 gêneros e 82 espécies. Estudos preliminares indicam a existência de 22 espécies, de Meliaceae no Estado do Espírito Santo. Com esse trabalho espera-se realizar o levantamento e mapear a ocorrência das espécies de Meliaceae, elaborar chaves de identificação, descrições morfológicas, comentários taxonômicos e registros fotográficos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIAGO BEVILACQUA FLORES; VINICIUS CASTRO SOUZA; RUBENS LUIZ GAYOSO COELHO. Flora do Espírito Santo: Meliaceae. Rodriguésia, v. 68, n. 5, p. -, Dez. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Vinicius Castro. Estudo taxonômico das espécies de Meliaceae Juss. do Estado do Espírito Santo. 2015. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.