Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e avaliação das características dinâmicas do olho humano para aplicações biométricas

Processo: 11/18645-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Adilson Gonzaga
Beneficiário:Adilson Gonzaga
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/17752-2 - Desenvolvimento de software de aquisição de imagens de íris, BP.TT
12/08244-3 - Desenvolvimento de software de aquisição de imagens de íris, BP.TT
Assunto(s):Biometria  Processamento de imagens  Visão computacional 

Resumo

O olho humano é sensível à luz visível; a pupila se contrai e se dilata sob efeito da luz e a íris e esclera a refletem excepcionalmente. Já a iluminação em infravermelho-próximo não possui efeito sobre os movimentos da pupila e permite a digitalização de imagem do olho com câmeras apropriadas. Para capturar uma imagem da íris evitando-se que os reflexos naturais sobre a superfície do globo ocular afetem a qualidade da imagem digitalizada pode-se utilizar o Reflexo Consensual do olho humano. Um protótipo para capturar imagens do olho humano utilizando o Reflexo Consensual foi desenvolvido em nosso laboratório (LAVI) o que nos permitiu propor uma nova abordagem de biometria da íris, onde as características avaliadas foram denominadas de Características Dinâmicas. Os resultados na identificação biométrica de indivíduos demonstram que estas características são discriminantes e mesmo usando um mecanismo simples de verificação de similaridade foi obtida precisão média de 99,10 % de acerto. Considerando estes resultados e visando a continuidade do trabalho, este Projeto de Pesquisa tem o objetivo de desenvolver um protótipo mais eficaz para capturar as imagens, estudar e propor novas Características Dinâmicas do olho humano e novos algoritmos biométricos para o reconhecimento de pessoas. Além disso, a otimização do protótipo e as novas características a serem investigadas poderão fornecer dados importantes para medidas e para análises do comportamento pupilar visando sua futura utilização na área de oftalmologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, CAROLINA TOLEDO; PEREIRA JUNIOR, OSMANDO; ROSA, MARCOS VERDINI; GONZAGA, ADILSON. OBJECT RECOGNITION BASED ON BAG OF FEATURES AND A NEW LOCAL PATTERN DESCRIPTOR. INTERNATIONAL JOURNAL OF PATTERN RECOGNITION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE, v. 28, n. 8 DEC 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.