Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência de remoção nos processos de filtração e retrolavagem em filtros de areia pressurizados

Processo: 11/21380-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Roberto Testezlaf
Beneficiário:Roberto Testezlaf
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação localizada  Filtros de areia  Granulometria 

Resumo

Os processos de filtração e retrolavagem em filtros de areia são baseados em diferentes mecanismos de operação e a não utilização de parâmetros técnicos que determinam os valores adequados da taxa de filtração e de retrolavagem para determinada granulometria de areia, resulta em ineficácia do processo do ponto de vista energético e da eficiência de remoção do equipamento, aumentando a probabilidade de ocorrência de obstrução dos emissores do sistema de irrigação. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é de contribuir com informações técnico-científicas sobre a variação da eficiência de remoção nos processos de filtração e retrolavagem de um modelo comercial de filtro de areia utilizado na irrigação localizada, para diferentes condições de operação e características físicas da areia, para um determinado nível de contaminação da água. Para atingir tal objetivo, será avaliado em campo o efeito da vazão de operação e da granulometria de areia, no comportamento da eficiência de remoção e da perda de carga em um filtro de areia, nos processos de filtração e retrolavagem, caracterizando o grau de sujidade antes e depois de suas realizações. Espera-se ainda nesse estudo, indicar as alturas úteis de camada filtrante pela avaliação do grau de sujidade em profundidade no leito filtrante, e os tempos de retrolavagem requerida para atingir eficiências de remoção adequadas para reiniciar a operação de filtragem do equipamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESQUITA, MARCIO; DE DEUS, FABIO PONCIANO; TESTEZLAF, ROBERTO; DIOTTO, ADRIANO VALENTIM. Removal efficiency of pressurized sand filters during the filtration process. Desalination and Water Treatment, v. 161, p. 132-143, SEP 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.