Busca avançada
Ano de início
Entree

Evento adverso a BCG: evolução clínica e taxa de imunodeficiência associada

Resumo

A vacinação com BCG é uma das principais estratégias da OMS para o controle da mortalidade por formas graves de tuberculose. Embora os eventos adversos após esta vacina sejam considerados raros, casos de disseminação pelo M. bovis são potencialmente fatais e ocorrem, quase exclusivamente, em indivíduos imunodeficientes. Além disso, não é bem estabelecida na literatura qual a relação entre evento adverso locorregional e imunodeficiência. Acredita-se que eventos locorregionais ocorram, em sua maioria, por erro na técnica de aplicação ou alta reatogenicidade da cepa utilizada. Entretanto, é possível que parte desses eventos sejam a manifestação inicial de uma imunodeficiência não diagnosticada. O objetivo deste estudo é realizar uma avaliação clínica e imunológica dos pacientes com eventos adversos a BCG. Propõe-se um estudo prospectivo de seguimento dos pacientes notificados no município de São Paulo com eventos adversos a BCG no período de 2011 a 2013. Serão coletados os dados clínicos do paciente e instituídas as orientações de tratamento preconizadas pelo Ministério da Saúde segundo o tipo de evento. Todos os pacientes com eventos locorregionais e necessidade de tratamento medicamentoso específico ou disseminação da cepa do BCG serão avaliados do ponto de vista imunólogico. A investigação laboratorial consistirá em: hemograma completo, sorologia para HIV, avaliação de doença granulomatosa crônica através do teste de di-hidro-rodamina (DHR), investigação de imunodeficiência combinada grave (SCID) através de avaliação do perfil fenotípico linfocitário e avaliação dos defeitos de eixo IFN³ - IL12/IL-23. Os dados serão analisados de modo a se determinarem as características da população e dos eventos adversos a BCG, a evolução clínica desses indivíduos com o tratamento proposto pelo Ministério da Saúde, a taxa de imunodeficiência e a correlação de dados clínicos e risco de imunodeficiência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAGA MOREIRA, THAIS DAS NEVES; DE MORAES-PINTO, MARIA ISABEL; COSTA-CARVALHO, BEATRIZ TAVARES; GRUMACH, ANETE SEVCIOVIC; WECKX, LILY YIN. CLINICAL MANAGEMENT OF LOCALIZED BCG ADVERSE EVENTS IN CHILDREN. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 58, 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.