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Os quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos: aspectos analíticos, estéticos e composicionais

Processo: 12/00560-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Beneficiário:Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria musical  Análise musical  Composição musical  Quarteto de cordas  Instrumento musical de corda  Significado 

Resumo

O presente projeto visa dar continuidade à pesquisa iniciada em 2009 sobre o ciclo de Quartetos de Cordas composto por Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Com o apoio da FAPESP, pude não só ensejar um plano de trabalho com relação a cada uma das peças como também obtive suporte para participação em congressos, encontros e seminários dedicados à pesquisa em Música. Nesses eventos pude divulgar minhas pesquisas e obter apoio de outros pesquisadores.Assim, o projeto inicial (processo FAPESP nº 2009/07264-8) deu início à minha investigação. Porém, devido à magnitude do ciclo de quartetos villalobianos com suas dezessete peças distribuídas em setenta movimentos, não houve meios de concluir toda a investigação analítica do ciclo, conforme já era esperado (o projeto inicial já previa essa possibilidade, indicando que iria cobrir "pelo menos oito" das peças do ciclo).As análises já empreendidas entre 2009 e 2011 proporcionaram resultados interessantes que podem ajudar a compreender melhor os processos criativos de Villa-Lobos, promovendo nova interpretação de sua obra e de seu estilo. (AU)

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