Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluidodinâmica de microreatores

Processo: 12/00417-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Ardson dos Santos Vianna Junior
Beneficiário:Ardson dos Santos Vianna Junior
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos  Polimerização  Dinâmica dos fluidos  Escoamento multifásico  Compostos orgânicos 

Resumo

Os microreatores possibilitam melhor transferência de calor e de massa, baixa relação superfície volume e baixos números de Reynolds (fluxo laminar). Vêm sendo utilizados no desenvolvimento de novos fármacos, na síntese de compostos orgânicos que envolvam reações rápidas ou que envolvam muito calor e em processos químicos intensivos. As reações de polimerização envolvem grandes quantidades de calor e é um excelente meio para ser desenvolvido nos microreatores. Alguns trabalhos anteriores indicam que é possível obter distribuições de peso moleculares mais estreitas que as geradas nos reatores convencionais. Mas, também, permitem o controle fino sobre a forma, o tamanho, a anisotropia química, a porosidade e a estrutura núcleo/casco de partículas poliméricas. O objetivo deste trabalho é utilizar um microreator para produzir material polimérico com propriedades especiais. A compreensão da fluidodinâmica será feita através da modelagem e simulação de duas formas. Uma utilizando ferramenta de fluidodinâmica computacional, no caso, o software comercial Phoenics. Outra aplicando modelos estocásticos que explicam a fluidodinâmica de sistemas multifásicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FULLIN, LUNA; MELLONI, EDOARDO; VIANNA, JR., ARDSON DOS S. Solution styrene polymerization in a millireactor. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 98, p. 1-12, DEC 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.