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O trabalho do professor diante da expansão da pós-graduação em educação: o caso da região Sudeste

Processo: 12/01297-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:João dos Reis Silva Júnior
Beneficiário:João dos Reis Silva Júnior
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Extensão universitária  Pós-graduação  Universidade pública  Parceria público-privada  Professores 

Resumo

O objetivo desta pesquisa é procurar entender as consequências da expansão da pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no trabalho do professor e suas relações com o cotidiano da vida universitária no contexto, por um lado, da privatização/mercantilização da esfera pública, e, por outro, da privatização/reconfiguração da educação superior pública, com mudanças estruturais na sua identidade institucional. No caso específico deste projeto, buscaremos além de identificar quais são as consequências da expansão da pós-graduação no trabalho do professor deste setor e investigar os motivos pelos quais docentes que academicamente estabilizados não trilham outros caminhos e permanecem desenvolvendo suas atividades sob a pressão da ideologia do produtivismo e das pautas de pesquisa cuja natureza, em grande medida, se configuram como heterônomas. Será tomada como representativa do cotidiano da vida universitária das instituições a ser estudada a configuração da prática do professor do programa de pós-graduação em educação em determinada IFES, com atividades consideradas relevantes segundo os critérios de avaliação da CAPES. Este projeto dá início à quarta fase de programa de pesquisa iniciado com a investigação FAPESP (processo número 1996/5576-0), seguida pela pesquisa (processo número 2004/07559-4) cujo ultimo estágio foi finalizado em 2011 com investigação FAPESP (2009/08661-0). (AU)

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