Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica comparativa entre variedades brasileiras e peruanas de milho (Zea mays L.), convencionais e geneticamente modificadas

Processo: 12/02623-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2013 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Flavio Finardi Filho
Beneficiário:Flavio Finardi Filho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química de alimentos  Bioquímica de alimentos  Alimentos transgênicos  Milho  Zea mays  Proteômica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equivalência substancial | inocuidade dos OGMs | mapa proteico | proteômica | variedades de milho | Zea mays | Química e Bioquimica de Alimentos

Resumo

O milho (Zea mays L.) é um dos cereais de maior emprego industrial, de uso em rações para animais e para o consumo humano, sendo por esta razão o vegetal com maior número de variedades geneticamente modificadas (GM) já lançadas no mercado mundial. Embora as questões de biossegurança dos vegetais GM estarem bem estabelecidas, ainda são objeto de dúvidas e incertezas sobre a expressão das novas proteínas, mutações indesejadas, alterações de perfis nutricionais e aparecimento de compostos tóxicos. A análise composicional comparativa tem sido a prática mais indicada para a avaliação da segurança para a alimentação humana e animal de plantas GM. No entanto, a introdução de uma nova proteína em uma planta pode levar a alterações de diferentes vias e com isso afetar modificações pós-traducionais (MPTs), podendo comprometer as propriedades dos produtos. Portanto, novas estratégias estão sendo desenvolvidas para elucidar as mudanças que ocorrem nos perfis protéicos entre as variedades convencionais e as GMs com a finalidade de ampliar as ferramentas de detecção de qualquer diferença na transcrição de proteínas. Além disso, perfis de metabólitos intracelulares devem ser avaliados para aumentar a segurança e a inocuidade alimentar. Neste contexto, a proteômica é uma técnica poderosa que fornece informação em nível molecular da variabilidade genética que é efetivamente expressa e presente no produto final destinado à alimentação. Neste projeto serão estudadas amostras de milho convencional com qualidade protéica melhorada (QPM), GM e diversas variedades de milho comum de origem brasileira e peruana destinadas à alimentação humana através de: equivalência substancial, de perfis das diferentes frações proteicas (albuminas, globulinas, prolaminas e glutelinas), padronização de condições para estabelecer mapas protéicos de cada variedade, detecção de diferenças de expressão por análise de imagens e identificação de proteínas por espectrometria de massas (MS). Estas análises proteômicas poderão ajudar na obtenção de conhecimento mais profundo das diferenças entre os mapas protéicos das variedades convencionais dos dois países, e entre estas e as variedades GM, bem como das alterações inesperadas que possam ocorrer durante o processo de modificação genética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS-DONADO, PRISCILA R.; DONADO-PESTANA, CARLOS M.; KAWAHARA, REBECA; ROSA-FERNANDES, LIVIA; PALMISANO, GIUSEPPE; FINARDI-FILHO, FLAVIO. Comparative analysis of the protein profile from biofortified cultivars of quality protein maize and conventional maize by gel-based and gel-free proteomic approaches. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 138, p. 20-pg., . (12/02623-2, 19/18346-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: