Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da prostaglandina F2alfa sobre a involução uterina de bovinos e bubalinos pós-parto

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar o efeito da aplicação de análogo sintético da PGF2± (cloprostenol sódico) sobre a involução uterina pós-parto de bovinos e bubalinos, assim como verificar sua relação com a concentração plasmática de 13, 14-Dyhidro-15-Keto- PGF2± (PGFM), estrógeno, progesterona e a expressão gênica de receptores de PGF2± (receptores FP), ocitocina e estrógeno no útero. Para tanto, serão utilizadas 30 vacas pluríparas gestantes mestiças Holandês-Zebu e 30 búfalas pluríparas gestantes Murrah, com escore de condição corporal maior que 3,0 (escala de 1 a 5). Somente serão incluídos aqueles animais que apresentarem parto normal sem retenção de placenta. Após o parto, as vacas e as búfalas serão divididas em três grupos de tratamento: CON (controle; N = 10 de cada espécie) que receberá 2 mL de solução salina IM nos dias 2 e 5 pós-parto (dia 0 = parto); CLO2 (N = 10 de cada espécie) que receberá 2 mL de cloprostenol IM nos dias 2 e 5 pós-parto; e CLO15 (N = 10 de cada espécie) que receberá 2 mL de cloprostenol IM nos dias 15 e 20 pós-parto. Exames ginecológicos serão realizados nos dias 2, 7, 14, 21 e 28, onde avaliar-se-ão a involução uterina (escore de 1 a 3) via palpação transretal, o acúmulo de fluido uterino (escore de 0 a 3) por ultrassonografia em modo B e o reinício da atividade ovariana pós-parto (presença de folículo dominante e corpo lúteo) por exame ultrassonográfico. Serão colhidas amostras de sangue, para dosagem de PGFM, estradiol e progesterona plasmáticas, e amostras de tecido endometrial, para quantificação da expressão gênica de receptores FP, de ocitocina e estrógeno por qRT-PCR, a cada exame ginecológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. CAMARGOS; S. WOHLRES-VIANA; I.F. COSTA; L.S. CAMARGO; J.C. FERREIRA; A.A. RAMOS; E. OBA. Cloprostenol administration in the first week postpartum reduces expression of oxytocin receptors in the endometrium in Holstein-Zebu cows. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 69, n. 4, p. -, Ago. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.