Busca avançada
Ano de início
Entree

Encontro conjunto da ABECS e da ACBLPE (7º encontro da Associação Brasileira de estudos e similares (ABECS) 13º encontro da associação de crioulos de base lexical portuguesa e espanhola (ACBLPE))

Processo: 12/02432-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 30 de julho de 2012 - 03 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Marcia Santos Duarte de Oliveira
Beneficiário:Marcia Santos Duarte de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Línguas crioulas 

Resumo

A Reunião Conjunta da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (ABECS) e da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) terá quatro tipos de atividades: (a) dois minicursos; (b) nove conferências; (c) 38 comunicações individuais e (d) sessão de pôsteres. As atividades estão descritas com detalhes no documento em anexo.Os minicursos serão ministrados pelos professores Nicholas Faraclas (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico) e John Holm (Universidade de Coimbra, Portugal). Cada minicurso terá 6 horas/aula. O curso do professor Faraclas abordará o papel dos povos marginalizados na gênese das línguas crioulas atlânticas, ao passo que o professor Holm discorrerá sobre as semelhanças estruturais entre o português brasileiro e o africâner. O público-alvo dos minicursos são os alunos de graduação e pós-graduação e docentes interessados no tema do contato linguístico.As nove conferências serão proferidas por pesquisadores internacionalmente reconhecidos no campo. As orientações teóricas dos conferencistas são diversas e os temas abordados incluirão questões sobre relexificação no crioulo português de Korlai, Índia (Clements), descrição e análise dos crioulos do Malabar, Índia (Cardoso), o papel da aquisição de segunda língua na crioulogênese (Winford), comparação entre a morfologia das línguas de base lexical portuguesa (Kihm), o papel das cofonologias como índice de separação de línguas em contato (Lipski), as diferenças entre os crioulos ibéricos atlânticos e os indo-pacíficos (Faraclas), o sistema prosódico do papiamentu (Kouwenberg), a diversidade linguística na área de imigração do Espírito Santo (Peres) e as variedades não-padrão do português brasileiro e de Angola (Oliveira e Figueiredo). A reunião também abrirá espaço para 38 comunicações. A Comissão Científica escolheu 38 trabalhos dentre os 57 apresentados.Por fim, a reunião contará também com apresentação de trabalhos no formato pôster para alunos de graduação. (AU)