Busca avançada
Ano de início
Entree

Avanços no estudo do núcleo parabraquial lateral e do núcleo do trato solitário rostral na palatabilidade ao sódio hipertônico e controle do equilíbrio hidroeletrolítico

Processo: 12/01955-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Carina Aparecida Fabrício de Andrade
Beneficiário:Carina Aparecida Fabrício de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:José Vanderlei Menani ; Patricia Maria de Paula
Assunto(s):Fisiologia do sistema nervoso  Tronco cerebral  Núcleo solitário  Receptores de serotonina  Receptores dopaminérgicos  Hemorragia  Hipotensão  Apetite  Palatabilidade 

Resumo

O núcleo do trato solitário rostral (rNTS), localizado no bulbo, é considerado a primeira estação sináptica para a integração da informação sensorial ao sódio e envia e recebe projeções de diferentes áreas encefálicas envolvidas com o controle do equilíbrio hidroleletrolitico, incluindo o núcleo parabraquial lateral (NPBL) na ponte. Além da importância dos mecanismos inibitórios que controlam a ingestão de sódio, o NPBL também participa da regulação cardiovascular e da integração das informações dos receptores gustatórios. Entretanto, não se sabe ainda se há uma interação entre os mecanismos presentes no NPBL para o controle da ingestão de sódio, se estes mecanismos do NPBL também modulam a palatabilidade ao sódio e contribuem para regulação cardiovascular, ou se o bloqueio do rNTS altera a ingestão e a palatabilidade ao sódio hipertônico. Assim sendo, os objetivos do presente projeto são: a) estudar uma possível interação entre o mecanismo purinérgico e adrenérgico a2 do NPBL no controle da ingestão água e NaCl 0,3 M; b) estudar se a ativação e/ou o bloqueio do mecanismo serotonérgico do NPBL poderia alterar a palatabilidade (reatividade ao sabor) ao NaCl 0,3 M; c) estudar o papel do rNTS sobre a ingestão de água e de NaCl 0,3 M e a palatabilidade ao NaCl 0,3 M; d) os efeitos da ativação e/ou bloqueio de receptores serotoninérgicos no NPBL sobre a recuperação da pressão arterial média na fase tardia da hemorragia hipotensora. Para tanto, ratos Holtzman com cânulas de aço inoxidável implantadas bilateralmente em direção ao NPBL ou rNTS serão submetidos aos procedimentos de medida da ingestão de água e de sódio e teste de reatividade ao sabor, enquanto que em ratos com cânulas no NPBL também será medida a pressão arterial após a hemorragia hipotensora. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, C. A. F.; DE OLIVEIRA, L. B.; ANDRADE-FRANZE, G. M. F.; DE LUCA, JR., L. A.; COLOMBARI, DEBORA S. A.; MENANI, J. V. Gabaergic and opioid receptors mediate the facilitation of NaCl intake induced by alpha(2)-adrenergic activation in the lateral parabrachial nucleus. Behavioural Brain Research, v. 278, p. 535-541, FEB 1 2015. Citações Web of Science: 6.
C.A.F. ANDRADE; G.M.F. ANDRADE-FRANZÉ; P.M. DE PAULA; L.A. DE LUCA JR.; J.V. MENANI. Role of α2-adrenoceptors in the lateral parabrachial nucleus in the control of body fluid homeostasis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 47, n. 1, p. -, Jan. 2014.
ANDRADE, C. A. F.; ANDRADE-FRANZE, G. M. F.; DE PAULA, P. M.; DE LUCA, JR., L. A.; MENANI, J. V. Role of alpha(2)-adrenoceptors in the lateral parabrachial nucleus in the control of body fluid homeostasis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 47, n. 1, p. 11-18, Jan. 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.