Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade proteica de graos de feijao-caupi.

Processo: 12/50097-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Ricardo Antunes de Azevedo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos  Feijão  Lisina 

Resumo

O feijão-caupi [Vigna unguigulata (L.) Walp.] é uma das principais fontes de proteína e carboidrato para populações de baixa renda de diversos países em desenvolvimento. Trata-se de planta mais rústica do que o feijão comum (Phaseolus vulgaris L), apresentando razoável produtividade mesmo em condições de cultivo com poucos insumos e sob estresses. Como as demais leguminosas, o caupi apresenta grão rico em proteína com elevados teores de aminoácidos essenciais, tais como a lisina e o triptofano, mas é pobre em metionina. A típica combinação brasileira de feijão com arroz ameniza esta deficiência, uma vez que as gramíneas se caracterizam justamente pelo elevado teor de metionina e deficiência em lisina. O Brasil possui grande número de cultivares de caupi, os quais apresentam elevada diversidade. Neste projeto, serão caracterizados genótipos de caupi na tentativa de identificar diferenças entre o perfil das frações protéicas em materiais com alto e baixo teor de proteína e diferentes balanços de aminoácidos essenciais. A caracterização terá foco nas frações de proteínas de reserva dos grãos (albuminas, globulinas, prolaminas e glutelinas), no perfil de bandas obtidas por eletroforese desnaturante destas frações e nos teores de aminoácidos livres e incorporados em proteínas dos grãos. O melhor entendimento destas características poderá apoiar programas de melhoramento visando maior qualidade protéica no feijão-caupi. O teor de fitato nos grãos também será avaliado, uma vez que este é um dos compostos antinutricionais do caupi, que reduz a digestibilidade das proteínas (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABÍOLA VIEIRA GONÇALVES; LEONARDO OLIVEIRA MEDICI; MARCOS PAULO SANTOS DA FONSECA; SALETE APARECIDA GAZIOLA; GEPATRIK RODRIGUES LIMA; DAVID CABRAL MACEDO; RICARDO ANTUNES AZEVEDO. Characterization of the development of cowpea cultivars and of the quantity and quality of proteins in their grains. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 55, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.