Busca avançada
Ano de início
Entree

Integrando a resposta ventilatoria e a reatividade vascular cerebral ao co2 aos disturbios respiratorios do sono em pacientes com hipertensao arterial pulmonar.

Resumo

Fundamentação: O dióxido de carbono (CO2) é o fator mais importante no controle químico da ventilação. Alterações de sua concentração comprometem a taxa de disparo dos quimiorreceptores centrais e o tônus vascular cerebral. Ambos são fundamentais para manter a estabilidade ventilatória durante o sono, especialmente na presença de doenças as quais diminuem a reserva de CO2 (diferença entre o CO2 da eupnéia e o CO2 do limiar de apnéia). Neste contexto, pacientes com Hipertensão arterial pulmonar (HAP) apresentam caracteristicamente distúrbios respiratórios do sono e acentuada diminuição da reserva de CO2, tornando possível a existência de uma relação causal entre tais fenômenos. Objetivo principal: Investigar, através de metodologia não-invasiva original, a resposta vascular cerebral e ventilatória a pequenas mudanças do CO2 em pacientes com HAP. Hipótese central do estudo: Pacientes com HAP apresentam diminuição da resposta CBV ao CO2. Hipótese secundária: A hiporresponsividade cerebrovascular ao CO2 estaria associada a um comprometimento hemodinâmico mais avançado, resposta ventilatória exacerbada, distúrbios respiratórios do sono e pior tolerância ao exercício na HP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREPTOW, ERIKA; OLIVEIRA, MAYRON F.; SOARES, ALINE; RAMOS, ROBERTA P.; MEDINA, LUIZ; LIMA, RITA; ALENCAR, MARIA CLARA; FERREIRA, ELOARA VIEIRA; OTA-ARAKAKI, JAQUELINA S.; TUFIK, SERGIO; NERY, LUIZ E.; SITTENCOURT, LIA RITA; ALBERTO NEDER, J. Cerebral microvascular blood flow and CO2 reactivity in pulmonary arterial hypertension. Respiratory Physiology & Neurobiology, v. 233, p. 60-65, NOV 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.