Busca avançada
Ano de início
Entree

Discriminação molecular de Mycobacterium bovis e aplicações para sistema de vigilância em tuberculose

Resumo

A tuberculose bovina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium bovis, que gera perdas na produção nos rebanhos infectados e o agente infeccioso é uma importante zoonose. Os métodos de diagnóstico direto têm fundamental importância para um sistema de vigilância para a tuberculose bovina. A agregação de métodos moleculares, notadamente aqueles que têm aplicação em epidemiologia, traz maior eficiência para esses sistemas. Dentre as técnicas moleculares, destacam-se o TB PCR Multiplex e o PCR Alelo-específico (PCR-AS), para a identificação dos isolados BAAR, e o Variable Number Tandem Repeat, Spoligotyping e a genotipagem pela Multispacer Sequence Typing, como técnicas de fingerpint de M. bovis. Assim, o presente estudo tem por objetivo a identificação molecular de amostras oriundas de várias regiões do Brasil utilizando as técnicas moleculares TB PCR Multiplex e PCR Alelo-específico. Os isolados identificados como M. bovis serão submetidos ao VNTR (Variable Number Tandem Repeat), ao Spoligotyping e ao MST (Multispacer Sequence Typing), como técnicas de fingerprint. As capacidades discriminatórias dessas técnicas serão comparadas e também serão construídos mapas temáticos com os vários genotipos de M. bovis grassantes no território brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIREDO ROCHA, VIVIANNE CAMBUI; DE SOUZA-FILHO, ANTONIO FRANCISCO; IKUTA, CASSIA YUMI; HILDEBRAND E GRISI FILHO, JOSE HENRIQUE; ISSA, MARINA DE AZEVEDO; PINTO COELHO MOTA, PEDRO MOACYR; FERRE, LUCIA DE JUAN; RODRIGUEZ, LUCAS DOMINGUEZ; MARTINEZ, BEATRIZ ROMERO; HEINEMANN, MARCOS BRYAN; et al. High discrimination of Mycobacterium bovis isolates in Brazilian herds by spoligotyping. PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE, v. 179, . (17/50190-1, 11/21514-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.