Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo hídrico e nutricional para produção de porta-enxertos de limão cravo usando mesas de subirrigação automatizadas

Processo: 12/01734-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Roberto Testezlaf
Beneficiário:Roberto Testezlaf
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Maycon Diego Ribeiro ; Rhuanito Soranz Ferrarezi
Assunto(s):Irrigação  Fertirrigação  Ambiente protegido  Automação  Citricultura 

Resumo

A subirrigação tem potencial para reduzir perdas de água e nutrientes em sistemas de produção de mudas, por permitir a recirculação e o reuso da solução nutritiva, promovendo economia de fertilizantes e redução do seu descarte inadequado no meio ambiente. Os objetivos desse projeto são: 1) estabelecer o manejo hídrico e nutricional para a subirrigação de Limão Cravo em tubetes, e 2) automatizar um sistema de subirrigação usando sensores de umidade para monitorar e controlar o conteúdo volumétrico de água no substrato, promovendo a irrigação no momento necessário para a planta. Os tratamentos testados serão quatro umidades do substrato (0,12; 0,24; 0,36 e 0,48 m3 m-3) e três concentrações de nutrientes em solução nutritiva (25%, 50% e 75% da recomendação de adubação). O delineamento experimental será de blocos casualizados com três repetições. A automação será realizada conectando-se os sensores a um sistema de controle computacional formado por data logger, multiplexador e controlador de saídas, que controlarão bombas submersas de irrigação. Haverá determinação semanal de pH e CE dos substratos. Nas plantas serão avaliados, semanalmente, o aparecimento de pragas e doenças, a interceptação luminosa acima e abaixo do dossel, a condutância estomática e a fotossíntese. Aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias serão realizadas amostragens para análises de nutrientes na parte aérea, e determinação da altura de parte aérea, diâmetro de colo, massa seca de parte aérea e das raízes. Ao final do experimento serão avaliadas as perdas na produção, eficiência do uso da água e perdas de água no processo de irrigação. Os resultados indicarão se os sensores são eficientes no monitoramento e controle da subirrigação, estabelecendo-se o manejo hídrico e nutricional que promova crescimento adequado de porta-enxertos de Limão Cravo. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAREZI, RHUANITO SORANZ; TESTEZLAF, ROBERTO. Automated ebb-and-flow subirrigation for citrus liners production. II. Pests, diseases and nutrient concentration. Agricultural Water Management, v. 192, p. 21-32, OCT 2017. Citações Web of Science: 3.
FERRAREZI, RHUANITO SORANZ; TESTEZLAF, ROBERTO. Automated ebb-and-flow subirrigation for citrus liners production. I. Plant growth. Agricultural Water Management, v. 192, p. 45-57, OCT 2017. Citações Web of Science: 3.
RHUANITO S FERRAREZI; ANTONIO C FERREIRA FILHO; ROBERTO TESTEZLAF. Altura de lâmina e tempo de permanência de água na umidade de substratos em subirrigação. Horticultura Brasileira, v. 35, n. 2, p. 186-194, Abr. 2017.
RIBEIRO, MAYCON DIEGO; FERRAREZI, RHUANITO SORANZ; TESTEZLAF, ROBERTO. Assessment of Subirrigation Performance in Eucalyptus Seedling Production. HORTTECHNOLOGY, v. 24, n. 2, p. 231-237, APR 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.