Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da cinética de reação e da adição de desativadores de metais na graftização de anidrido maleico em polipropileno, na presença e ausência de nanopartículas

Processo: 11/21313-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Silvia Helena Prado Bettini
Beneficiário:Silvia Helena Prado Bettini
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)  Nanopartículas  Anidridos maleicos  Polipropilenos  Peróxidos  Cinética 

Resumo

A reação de graftização de anidrido maleico em polipropileno tem por objetivo a obtenção de um agente compatibilizante que deve ser utilizado em sistemas incompatíveis. De uma maneira geral, tais sistemas consistem de blendas constituídas por polímeros polares e apolares e compósitos de polímeros apolares e reforços polares. Estas reações têm sido conduzidas, preferencialmente, por processamento reativo devido ao fato deste ser um processo contínuo e proceder na ausência de solventes. No entanto, a eficiência de reação tem sido baixa e acompanhada de degradação severa do polipropileno. Com o objetivo de contornar os problemas apresentados, sistemas de graftização de anidrido maleico em polipropileno têm sido conduzidos na presença de nanopartículas, tipicamente montimorilonita, de forma que o iniciador da reação (peróxido) seja inserido nas galerias da mesma e os radicais primários gerados migrem para a superfície da montimorilonita por um processo difusivo. O controle da geração dos radicais primários passaria a ser controlado pela difusão e não mais pela taxa de decomposição do peróxido. O presente projeto tem, portanto, por objetivo o estudo cinético das reações de graftização de anidrido maleico, na presença e ausência de montimorilonita, além do estudo da influência dos metais presentes nestas nanopartículas através da inserção de aditivos desativadores de metais. Como finalização do trabalho, pretende-se avaliar a influência da relação entre montimorilonita: peróxido nas reações propostas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIVEROS MUNOZ, PABLO ANDRES; PRADO BETTINI, SILVIA HELENA. Montmorillonite as support for peroxide in the melt grafting of maleic anhydride onto polypropylene. Journal of Applied Polymer Science, v. 133, n. 42 NOV 10 2016. Citações Web of Science: 4.
CORRALES URENA, YENDRY REGINA; PRADO BETTINI, SILVIA HELENA; MUNOZ, PABLO RIVEROS; WITTIG, LINDA; RISCHKA, KLAUS; LISBOA-FILHO, PAULO N. In situ sonochemical synthesis of ZnO particles embedded in a thermoplastic matrix for biomedical applications. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 49, p. 58-65, APR 1 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.