Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das características virais, genéticas e imunológicas do hospedeiro humano no desenvolvimento de apresentações assintomáticas e graves da dengue

Resumo

A dengue resulta da infecção causada por qualquer um dos vírus dengue (DENV), sendo considerada a principal arbovirose em nível mundial e de extrema importância para o nosso país. A dengue apresenta uma ampla variedade de sintomas clínicos, desde infecções assintomáticas até formas graves denominadas de febre hemorrágica da dengue/síndrome do choque da dengue (FHD/SCD). A patogênese das infecções por dengue, e em particular das formas graves, é complexa, incluindo o envolvimento da resposta imune tanto na proteção como no desenvolvimento das formas graves e tendo as características virais e do hospedeiro como coadjuvante na patogenia das formas graves. É de extrema importância o entendimento das bases moleculares e imunológicas da patogênese da dengue para auxiliar no tratamento e prevenção desta doença, facilitando o desenvolvimento de vacinas que protejam contra os quatro sorotipos dos DENV e que não aumentem a gravidade da doença devido ao efeito do "antibody-enhancement of the disease". Este projeto tem como proposta avaliar diversos parâmetros relacionados à patogênese da dengue in vivo e in vitro, visando relacionar as diferentes apresentações da doença com a genética, a resposta imune do hospedeiro e com a virulência das cepas, avaliando a importância relativa de cada um destes fatores no desenvolvimento das formas mais graves da doença. Serão avaliadas características virais e pessoais (genéticas e imunológicas) presentes no soro e células de pacientes que apresentam dengue clássica, dengue com complicações, dengue hemorrágica e infecção assintomática por dengue. O estudo deste último grupo é de extrema importância e nunca foi avaliado por nenhum grupo de pesquisa. A expressão das citocinas será investigada por uma nova técnica que não tem sido usada para dengue. Esperamos com este projeto contribuir para o melhor entendimento da resposta do hospedeiro desencadeada pela infecção do vírus, o que irá auxiliar no desenvolvimento de vacinas e tratamentos para dengue. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, CARLOS HENRIQUE; BORGES, MARCOS DE CARVALHO; MATSUNO, ALESSANDRA KIMIE; VILAR, FERNANDO CRIVELENTI; GALI, LUIS GUSTAVO; VOLPE, GUSTAVO JARDIM; SCHMIDT, ANDRE; PAZIN-FILHO, ANTONIO; FIGUEIRA DA SILVA, FERNANDA MIQUELITTO; DE CASTRO-JORGE, LUIZA ANTUNES; DE OLIVEIRA, MAYRA FERNANDA; SAGGIORO, FABIANO; MARTINES, ROOSECELIS BRASIL; LOPES DA FONSECA, BENEDITO ANTONIO. Evaluation of Cardiac Involvement During Dengue Viral Infection. Clinical Infectious Diseases, v. 57, n. 6, p. 812-819, SEP 15 2013. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.