Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da atividade de inibidores de serinoproteases originários do carrapato Rhipicephalus Boophilus microplus em modelo de enfisema pulmonar em camundongos e caracterização molecular das atividades de serinoproteases presentes no modelo

Processo: 11/07001-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Sergio Daishi Sasaki
Beneficiário:Sergio Daishi Sasaki
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Enfisema  Doença pulmonar obstrutiva crônica  Metaloproteases  Serina proteases 

Resumo

A doença pulmonar obstrutiva crônica pode ser descrita como um conjunto de alterações patológicas, desde inflamação crônica até a degradação do tecido pulmonar por ação de proteases e não há, até o momento, medicamentos específicos para o tratamento desta doença. As manifestações mais comuns de DPOC são a bronquite crônica e o enfisema pulmonar e estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em adultos e idosos. As metaloproteases e as serinoproteases, especificamente a elastase de neutrófilos humana, são enzimas que estão envolvidas no processo de instalação da doença. Apesar dos tratamentos existentes para esta doença, o avanço dela é considerado irreversível e pode levar ao desenvolvimento de outros problemas cardiorrespiratórios e consequentemente à morte. Os inibidores de serinoproteases são investigados como uma alternativa para impedir o desenvolvimento do enfisema, no entanto, até o presente momento não há uma terapia definitiva utilizando estas moléculas. Nesse trabalho pretendemos investigar o potencial dos inibidores de serinoproteases rBmTI-A, rBmTI-6 na proteção contra o enfisema pulmonar em modelo de enfisema induzido em camundongos e avaliar a produção de serinoproteases nesse modelo por atividade e por análise diferencial de genes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES DURAN, ADRIANA FELICIANO; NEVES, LUANA DE PAIVA; SANTOS DA SILVA, FLAVIA RIBEIRO; MACHADO, GABRIEL CAPELLA; FERREIRA, GRAZIELE CRISTINA; LOURENCO, JULIANA D.; TANAKA, APARECIDA SADAE; MARTINS, MILTON DE ARRUDA; LOPES, FERNANDA D. T. Q. S.; SASAKI, SERGIO DAISHI. rBmTI-6 attenuates pathophysiological and inflammatory parameters of induced emphysema in mice. International Journal of Biological Macromolecules, v. 111, p. 1214-1221, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.