Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da suplementação de melatonina, licopeno e benzonidazol durante a Doença de Chagas experimental

Resumo

Em decorrência da doença de Chagas constituir um grave problema de saúde pública, a busca e a identificação de moléculas com potenciais ações terapêuticas e a compreensão dos mecanismos envolvidos na modulação da resposta imune frente à administração de substâncias farmacologicamente ativas em modelos experimentais infectados por Trypanosoma cruzi tem contribuído de maneira importante nas investigações de novas terapias. A resposta imune do hospedeiro depende de uma interação entre inúmeros hormônios que irão agir sinergicamente com distintas células imunes. A melatonina e o licopeno são substâncias apontadas por vários autores como potencias estimuladoras do sistema imune e o benzonidazol como um antiparasitário promissor. Em virtude dessa característica positiva contra a doença de Chagas, o objetivo desta investigação é avaliar o efeito da administração oral de melatonina, licopeno e benzonidazol sobre a resposta imune de ratos Wistar machos infectados com a cepa Y de Trypanosoma cruzi e compreender os intrigantes mecanismos patogênicos durante a evolução da infecção, bem como avaliar um possível efeito sinérgico imunoestimulatório subsequente à administração de melatonina e licopeno, somado à ação antiparasitária do benzonidazol sendo investigados nos 7°, 14°, 21º e 60° dias após a infecção, utilizando como parâmetros: dosagens de citocinas IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, IL-12, IL-17, IFN-³, TNF-±, e, TGF-², citometria de fluxo para avaliação das subpopulações de linfócitos T CD3+CD4+, CD3+CD8+, CD4+CD25+FoxP3+Treg, bem como os marcadores CD11a, CD28, CD44, CD45RA, CD45RC, CD62L, CD69, CD80, CD86, CD161, RT1B, contagem de macrófagos peritoneais e esplênicos, produção de óxido nítrico, linfoproliferação de timócitos e esplenócitos, avaliação dos níveis de apoptose celular, dosagem de corticosterona e parasitemia sanguínea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZAO, VANIA; SANTELLO, FABRICIA HELENA; COLATO, RAFAELA PRAVATO; PRADO, JOSE CLOVIS. T. cruzi infection among aged rats: Melatonin as a promising therapeutic molecule. Experimental Gerontology, v. 135, JUL 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.