Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do processo ensino aprendizagem em situações de emergência para alunos de graduação: promoção de saúde e prevenção de agravos

Processo: 12/00288-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Silmara Meneguin
Beneficiário:Silmara Meneguin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jairo Aparecido Ayres
Bolsa(s) vinculada(s):12/14977-3 - Avaliação do processo ensino aprendizagem em situações de emergência para alunos de graduação: promoção de saúde e prevenção de agravos, BP.TT
Assunto(s):Emergências  Parada cardíaca  Primeiros socorros  Reanimação cardiopulmonar  Educação em saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | Emergências | Parada Cardiaca | Primeiros Socorros | ressuscitação cardiopulomonar | Emergência

Resumo

As situações de emergência surgem nas vidas das pessoas inesperadamente, exigindo atuação rápida, objetiva e eficaz. Dentre essas, o suporte básico de vida (SBV), que pode ser iniciado fora do ambiente hospitalar e realizado por leigos devidamente capacitados e treinados, é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, prospectivo e comparativo com objetivo de analisar o conhecimento (teórico) e a habilidade (prática) de alunos de graduação de uma universidade publica, do interior do estado de São Paulo, antes e após serem submetidos ao curso/treinamento em situações de emergência. O estudo será realizado junto a Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Biociências e Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Botucatu. Serão considerados elegíveis os alunos regularmente matriculados nos respectivos cursos e que estejam cursando o primeiro ano de graduação. A coleta dos dados será dividida em duas etapas, sendo a primeira destinada à avaliação individual do conhecimento (teórico) e das habilidades (prática) antes do curso/treinamento teórico com demonstração prática das manobras de RCP e de e outras utilizadas em situações de emergência. Na segunda etapa será realizada avaliação do conhecimento teórico/prático após a participação no curso/treinamento. Espera-se que os alunos incluídos nesta pesquisa tenham capacitação para identificar e prestar um atendimento pré-hospitalar em situações de emergência. Outrossim, espera-se também contribuir para redução da mortalidade pré-hospitalar em vítimas de parada cardiorrespiratória e prevenção de danos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)