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Produção do conhecimento em educação física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino

Processo: 12/50019-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de julho de 2012 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/27250-0 - Análise epistemológica da pesquisa científica: aprofundamento teórico sobre as diversas abordagens epistemológicas encontradas na pesquisa empírica no campo da Educação Física, BP.PD
14/22851-5 - Levantamento e atualização de referências sobre a problemática da pesquisa e produção do conhecimento em educação., BP.TT
14/22892-3 - Pesquisa em Educação Física: levantamento e atualização de referências, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 14/02321-1 - Pesquisa em educação física: levantamento e atualização de referências, BP.TT
14/05027-7 - Levantamento e atualização de referências sobre a problemática da pesquisa e produção do conhecimento em educação., BP.TT
14/02278-9 - Produção bibliográfica em Educação Física: levantamento e atualização de referências, BP.IC
12/21531-1 - A produção do conhecimento sobre a formação profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras, BP.DR
13/00020-1 - Produção do conhecimento em educação física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Pós-graduação  Educação física  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Epistemologica | Nordeste | Pesquisa Em Educacao Fisica | Pos Graduacao | Producao Do Conhecimento | Sao Paulo

Resumo

O projeto retoma estudos anteriores sobre a produção dos mestres e doutores, vinculados a Instituições de Ensino Superior que atuam na região nordeste, estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe na área da Educação Física (1982-2004). A necessidade de atualização e ampliação do estudo para os nove estados do nordeste, incluindo Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte e de verificar os impactos do sistema de pós-graduação de outras regiões, particularmente do Sudeste, onde se concentram 60% dos programas de pós-graduação do país e, em especial, do Estado de São Paulo que produz a maior parte das dissertações (47.1%) e teses (72.1%) na área, motivou este novo estudo. O novo projeto se orienta pela seguinte questão: qual a configuração da pesquisa em Educação Física no nordeste em termo de autores, orientadores, vinculações geográficas e institucionais, frentes de pesquisa, redes de colaboração científica entre pesquisadores e instituições, influência de autores e de quadro teóricos de outras áreas de conhecimento e o impacto da produção científica nacional e internacional nas pesquisas produzidas pelos pesquisadores que atuam no nordeste. O projeto toma como base, dados do e-MEC, relativos às 467 IES e aos 123 cursos de EF em atividade dos nove estados da região e da CAPES relativos à produção e distribuição regional dos cursos de pós-graduação. Espera-se que os resultados gerem um banco de dados, com base na amostra regional; identifiquem redes de colaboração entre instituições e pesquisadores do nordeste na interação com outras regiões, particularmente do sudeste, caracterizem influências de autores e quadro teóricos e apresentem subsídios para a discussão da constituição do campo científico da educação física no Brasil. (AU)

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