Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da coagulação química na remoção de compostos orgânicos em efluente tratado por processo de lodos ativados

Processo: 12/04464-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Sidney Seckler Ferreira Filho
Beneficiário:Sidney Seckler Ferreira Filho
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Reúso da água  Tratamento biológico de água  Compostos orgânicos  Carga orgânica  Análise da demanda biológica de oxigênio  Demanda química de oxigênio 

Resumo

O tratamento de águas residuárias objetiva essencialmente à remoção da carga orgânica e nutrientes, possibilitando a produção de um efluente tratado que permita o seu lançamento em corpos receptores. O tratamento biológico baseado na técnica de lodo ativado é o mais comum no Brasil e no mundo, chegando a uma remoção da carga orgânica de até 90%, deixando, porém, compostos orgânicos residuais provenientes do metabolismo e lise dos organismos empregados no tratamento. A reutilização de efluentes tratados após a aplicação de um processo de pós tratamento para uso industrial ou na agricultura, tem sido vista como uma alternativa para utilização mais sustentável dos recursos hídricos. Os sistemas de pós tratamento conhecidos reduzem a carga orgânica a um nível onde os métodos convencionais de quantificação da carga orgânica, como a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), podem não expressar a presença real final destes compostos orgânicos. Por isso, métodos como a distribuição do peso molecular vem sendo testados para caracterização final da carga orgânica presente na fase líquida quando submetidos a processos de tratamento denominados terciários. Tendo vista esses fatores, este projeto de pesquisa objetiva a caracterização de efluentes tratados por processos de lodos ativados e submetidos posteriormente a tratamento físico-químico composto por unidades de coagulação, floculação e sedimentação, especialmente com respeito ao seu efeito na remoção de compostos orgânicos presentes em efluentes tratados por processos biológicos de tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, NATALIA RODRIGUES; FERREIRA FILHO, SIDNEY SECKLER; HESPANHOL, BRUNO PIOTTO; PIVELI, ROQUE PASSOS. Evaluation of chemical sludge production in wastewater treatment processes. Desalination and Water Treatment, v. 57, n. 35, p. 16346-16352, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.