Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção e exploração de uma biblioteca genômica de Passiflora edulis em BACs (bacterial artificial chromosomes)

Processo: 11/51823-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Beneficiário:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento genético  Hibridização in situ  Citogenética vegetal  Passiflora 

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem trabalhado, continuamente, visando ao desenvolvimento de marcadores de DNA para a construção de mapas de ligação e o mapeamento de genes em passifloras cultivadas, popularmente conhecidas como maracujás. Várias publicações têm sido geradas e estudantes vêm sendo formados no âmbito dessa linha de pesquisa, gerando conhecimento sobre genética molecular e" genética quantitativa das espécies cultivadas, fornecendo subsídios para o seu melhoramento. Neste projeto, pretende-se gerar informações inéditas sobre o genoma de Passiflora com base na construção de uma biblioteca genômica em BAC (Bacterial Artificial Chromosomes), já que estes vetores permitem a clonagem de grandes fragmentos de DNA, bem como a sua exploração por sequenciamento de BAC-ends. Para isto, estabelecemos uma parceria com o Centre National de Ressources Génomiques Végétales que pertence ao INRA de Toulouse, França. Esta biblioteca trará o primeiro insight sobre a composição e organização do genoma das passifloras, por exemplo, conteúdo de GC, regiões codificadoras e repetitivas, conteúdo de elementos transponíveis, e será útil para: (i) mapeamento físico, (ii) identificação e clonagem de genes, (iii) geração de novos marcadores genéticos (microssatélites, SNPs) e (iv) saturação e integração de mapas genéticos à cromossômicos de Passiflora edulis (maracujá-azedo) e P. alata (maracujá-doce). O desenvolvimento deste projeto possibilitará, também, análises de genômica comparativa entre espécies comerciais de Passiflora. Além disso, a biblioteca será disponibilizada para outros pesquisadores brasileiros e do exterior. Trata-se, portanto, de uma proposta inovadora e importante para a qual estamos solicitando o apoio da FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ANSELMO AZEVEDO; PENHA, HELEN ALVES; BELLEC, ARNAUD; MUNHOZ, CARLA DE FREITAS; PEDROSA-HARAND, ANDREA; BERGES, HELENE; CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA. Begin at the beginning: A BAC-end view of the passion fruit (Passiflora) genome. BMC Genomics, v. 15, SEP 26 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.