Auxílio à pesquisa 12/03111-5 - Antiguidade tardia, Conflitos políticos - BV FAPESP
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Uma análise político-religiosa da contenda entre Basílio de Cesareia e Eunômio de Cízico (Séc. IV d.C.)

Processo: 12/03111-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Margarida Maria de Carvalho
Beneficiário:Margarida Maria de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Antiguidade tardia  Conflitos políticos  Conflitos religiosos  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiguidade Tardia | Arianismo | Basílio de Cesaréia | Conflito Político-religioso | Eunômio de Cízico | Antiguidade Tardia

Resumo

Tal proposta refere-se à dissertação de mestrado, da qual fui orientadora. A autora foi bolsista Fapesp IC (Processo: 2005/60218-3), Mestrado (Processo: 2007/52570-4) e atualmente é Bolsista de Doutorado (Processo: 2010/09747-3). Durante o século IV d.C. ocorreram muitas discussões teológicas, dentro das quais estava inserida a questão cristológica. As contendas que permearam essa temática buscaram a legitimidade de uma ortodoxia religiosa baseado em suas interpretações sobre a natureza do Verbo, a segunda pessoa da Trindade. Dentre os inúmeros grupos religiosos que discutiram o tema objetivamos, nessa dissertação, compreender as circunstâncias do desenvolvimento da controvérsia ariana a partir do conflito entre o niceno Basílio de Cesareia (329/331-379 d.C.) e o ariano Eunômio de Cízico (335-394 d.C.). Nossa proposta vai além dos aspectos puramente religiosos e teológicos, pois depositamos na análise retórica uma metodologia para encontrar elementos do ideal e da propaganda político-religiosos desses dois bispos cristãos. O embate discursivo representado por seus testemunhos Apologia e Contra Eunômio, respectivamente, nos mostrou que seus autores utilizaram uma estrutura textual semelhante para persuadir seu leitor: dado que corrobora nossa interpretação de que Eunômio e Basílio obtinham a mesma paideia, entretanto aplicavam-na de maneira diferente com o propósito de atender seu ideal de unidade político-religiosa. Dessa forma, propomo-nos analisar tal conflito a partir do embate entre bispos e o poder central e, também, por meio da disputa hierárquica dentro do próprio cristianismo. Nossa proposta insere essa contenda em dois planos: o primeiro pode ser representado pelas relações entre o episcopado e o poder central, no qual percebemos a relação bispo-bispo através das disputas pelo apoio imperial e pelas sedes episcopais; e o segundo plano, mais subjetivo, no qual a contenda está inserida na preocupação da unidade territorial do Império Romano. Esta unidade foi pretendida em meios político-religiosos através de um credo unificado, ou seja, de um cristianismo unificado sob o título de ortodoxo. (AU)

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