Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação imunomoduladora de beta-glucanos em leitões desmamados alimentados com rações com diferentes densidades nutricionais

Resumo

A nutrição exerce influência na modulação do sistema imune e na melhoria da resistência dos animais à infecção, visto que nutrientes são necessários para a multiplicação celular durante a resposta imune e para a síntese de moléculas efetoras ou de moléculas relacionadas à comunicação celular, além de exercerem efeito indireto na resposta imune ao limitar efeitos indesejáveis de outras moléculas. Nesse sentido, dois experimentos serão realizados com objetivo de avaliar os efeitos da adição de dois níveis de beta-glucanos: ausente e 280 g/ton, originários da levedura Saccharomyces cerevisiae, em duas rações com dois níveis de energia metabolizável: 3300 e 3465 kcal de EM/kg para leitões desmamados aos 21 dias de idade, submetidos a desafio com lipopolissacarídeo de Escherichia coli sorotipo 055:B5, sobre os parâmetros imunológicos, hematológicos, bioquímicos e de desempenho de leitões no primeiro experimento e para avaliação morfométrica dos segmentos do intestino delgado e das placas de Peyer da submucosa intestinal no segundo experimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALEH, MAYRA A. D.; AMORIM, ALESSANDRO B.; GRECCO, HENRIQUE A. T.; BERTO, DIRLEI A.; PADOVANI, CARLOS R.; ORSI, RICARDO DE O.; TSE, MARCOS L. P. Effects of beta-(1 -> 3,1 -> 6)-D-glucan and density of diets on the blood profiles of immunologically challenged weaned piglets. International Journal of Biological Macromolecules, v. 80, p. 659-667, SEP 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.