Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao genica em tecido endometrial de femeas caninas na fase de diestro, femeas acometidas por hiperplasia endometrial cistica, mucometra e piometra

Resumo

A piometra é uma inflamação supurativa e degenerativa do endométrio, aguda ou crônica, caracterizada por acúmulo de exsudato nas glândulas endometriais e lúmen uterino como conseqüência de resposta exagerada do endométrio à exposição crônica de progesterona e estrógeno, endógeno ou exógeno, resultando em bacteremia, afecção hepatorenal e toxemia. O processo degenerativo progressivo desenvolvido pela hiperplasia endometrial cística (HEC), decorrente de distensão glandular e fíbrose, é proposto como lesão inicial da piometra, mas alguns estudos demonstram que a seqüência determinada por progesterona resultando em HEC, e HEC resultando em piometra, pode não estar correta, e que as bactérias podem ser o agente causador inicial. A análise oligoarrays tem sido aplicada com sucesso no estudo da expressão gênica do endométrio; o único tecido com capacidade dinâmica de sofrer remodelação em resposta a variações cíclicas de hormônios esteróides e fatores locais autócrinos e parácrinos. O objetivo deste estudo é identificar os genes diferencialmente expressos responsáveis pela proliferação e hiperplasia no endométrio de fêmeas caninas acometidas por HEC, mucometra e piometra, comparado com o tecido endometrial normal de fêmeas caninas na fase de diestro. Os resultados deverão ser validados por qRT-PCR e imunoistoquímica. Os dados também serão comparados com o estadiamento clínico-cirúrgico e sobrevida. Este estudo poderá contribuir para o entendimento dos mecanismos moleculares relacionados à fisiopatologia complexa da hiperplasia endometrial cística, mucometra e piometra, permitindo identificar o perfil da expressão gênica, a função dos genes diferencialmente expressos assim como as vias moleculares envolvidas. Os resultados poderão ser úteis para o diagnóstico precoce e tratamentos mais eficazes e menos invasivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VOORWALD, FABIANA AZEVEDO; MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE; RIOS VILLACIS, ROLANDO ANDRE; FONSECA ALVES, CARLOS EDUARDO; TONIOLLO, GILSON HELIO; AMORIM, RENEE LAUFER; DRIGO, SANDRA APARECIDA; ROGATTO, SILVIA REGINA. Molecular Expression Profile Reveals Potential Biomarkers and Therapeutic Targets in Canine Endometrial Lesions. PLoS One, v. 10, n. 7 JUL 29 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.