Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de sequências de marcadores moleculares na identificação de espécies arbóreas do estado de São Paulo

Processo: 11/22923-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Vinicius Castro Souza
Beneficiário:Vinicius Castro Souza
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Assunto(s):Plantas (identificação)  Florística  Biodiversidade  Árvores florestais  Banco de dados  Marcador molecular 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo montar um banco de dados de sequências de rbcL de 500 espécies arbóreas do estado de São Paulo e testar a eficiência da utilização deste marcador molecular na identificação de plantas. No caso específico das espécies arbóreas de Lauraceae, Myrtaceae e Fabaceae incluir também o sequenciamento dos marcadores matK e trnH-psbA. Este banco de dados terá propósito de estabelecer uma ferramenta para a identificação de plantas quando o material biológico for insuficiente para um taxonomista confirmar tal procedimento. Para isso, 500 espécies da flora arbórea do estado de São Paulo serão coletadas e, através das folhas, serão obtidos sequências de rbcL. Após a montagem do banco de dados, serão incluídas sequências de outros espécimes e realizados testes para verificar a eficácia deste método na identificação de espécies arbóreas dentro do estado de São Paulo, com análises de Parcimônia, Neighbour-joining e verificando a porcentagem de correta identificação (PCI) no nível específico, genérico e familiar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA DE LIMA, RENATO A.; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE ADALARDO; DALLA COLLETTA, GABRIEL; FLORES, THIAGO BEVILACQUA; GAYOSO COELHO, RUBENS L.; DIAS, PEDRO; FREY, GABRIEL PONZONI; IRIBAR, AMAIA; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO; SOUZA, VINICIUS CASTRO; CHAVE, JEROME. Can plant DNA barcoding be implemented in species-rich tropical regions? A perspective from Sao Paulo State, Brazil. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 3, p. 661-670, JUL-SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.