Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de piRNAs, proteína RIWI e de retrotransposons durante o desenvolvimento embrionário da células germinativas em ratos

Processo: 12/01024-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Taiza Stumpp Teixeira
Beneficiário:Taiza Stumpp Teixeira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células germinativas  Retroelementos  Metilação de DNA  RNA interferente pequeno 

Resumo

As células germinativas primordiais (CGP) são as precursoras dos gametas. Em camundongo, elas emergem a partir de células epiblásticas no início da vida embrionária, de onde migram até atingirem as cristas gonadais. Durante a migração e logo após sua chegada às gônadas, as CGP passam por modificações epigenéticas que geram mudança no padrão de expressão gênica, incluindo o silenciamento de retrotransposons, que é fundamental para manter a integridade do DNA. O camundongo vem sendo o modelo de escolha para estudos sobre o desenvolvimento das células germinativas devido à grande similaridade do seu genoma com o genoma humano. Entretanto, estudos sugerem que há mais semelhanças entre os genomas humano e do rato do que entre humano e camundongo. Em estudo recente, nosso grupo observou que a expressão da proteína MVH, específica para as células germinativas, no rato é similar ao observado em humanos e diferente do observado em camundongos. Em camundongos, a expressão da MVH inicia-se após a colonização das gônadas e parece estar relacionada com o controle da expressão de retrotransposons e das proteínas PIWI. Diante do fato da expressão da MVH em ratos ter sido observada ainda mesmo antes da colonização das gônadas, o objetivo deste estudo é investigar a relação entre a expressão da proteína MVH, de piRNAs e de retrotransposons nas CGP de rato. Este estudo, poderá fornecer informações importantes sobre os mecanismos que controlam o desenvolvimento das células germinativas, os quais poderão ser confrontados com os dados dos camundongos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTAO, ISABELLE HERNANDEZ; TESSER, RENATO BORGES; STUMPP, TAIZA. An Initial Investigation of an Alternative Model to Study rat Primordial Germ Cell Epigenetic Reprogramming. BIOLOGICAL PROCEDURES ONLINE, v. 19, AUG 3 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.