Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da neurotransmissão glutamatérgica do colículo inferior na modulação da resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico, comportamento motor e interação social em ratos

Processo: 12/01062-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Regina Cláudia Barbosa da Silva
Beneficiário:Regina Cláudia Barbosa da Silva
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Esquizofrenia  Imunoquímica  Relações interpessoais  Atividade motora  Glutamatos 

Resumo

A inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto ocorre quando um estímulo fraco (pré-pulso), geralmente acústico, é apresentado imediatamente antes de um estímulo acústico forte (pulso), reduzindo, dessa forma, a magnitude da resposta de sobressalto. A função da IPP é a de filtrar informações irrelevantes do ambiente, refletindo dessa forma um processo pré-atentivo. Pacientes com esquizofrenia exibem déficits de IPP. Em ratos, déficits de IPP podem ser induzidos através do bloqueio de receptores glutamatérgicos do tipo N-metil D-aspartato (NMDA) produzido por drogas como a fenciclidina (PCP), dizocilpina (MK-801) e cetamina. Déficits de IPP podem ser revertidos pelo tratamento com drogas antipsicóticas. O colículo inferior (CI) é uma estrutura crítica da via auditiva mediando a resposta de IPP. A ativação do CI através da apresentação de um pré-pulso acústico reduz a magnitude do sobressalto enquanto lesões do CI bloqueiam totalmente esta resposta. O objetivo do presente estudo é o de investigar a participação da neurotransmissão glutamatérgica do CI, via receptores do tipo NMDA, na expressão da resposta de IPP do reflexo de sobressalto acústico em ratos. Para tal, animais receberão microinjeção de MK-801(30 nmol/0.5 ¼L) antagonista de receptores NMDA, ou NMDA (30 nmol/0.5 ¼L) no CI e serão testados para esta resposta. Na tentativa de traçarmos um paralelo com a clínica, verificaremos se o pré-tratamento com injeção intraperitoneal de haloperidol e olanzapina, antipsicóticos típico e atípico, respectivamente, será capaz de reverter ou atenuar o déficit de IPP observado pela microinjeção de MK-801 no CI. Além do aspecto cognitivo, serão avaliados ainda comportamentos que se correlacionam com os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia como hiperatividade motora e retração social, respectivamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANGRANDO, JULIA; CARVALHEIRA, RENATA; LABBATE, GIOVANNA; MEDEIROS, PRISCILA; LONGO, BEATRIZ MONTEIRO; MELO-THOMAS, LIANA; BARBOSA SILVA, REGINA CLAUDIA. Atypical antipsychotic olanzapine reversed deficit on prepulse inhibition of the acoustic startle reflex produced by microinjection of dizocilpine (MK-801) into the inferior colliculus in rats. Behavioural Brain Research, v. 257, p. 77-82, NOV 15 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.