Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos moleculares aplicados à genética evolutiva de Drosophila mediopunctata

Processo: 12/03144-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Louis Bernard Klaczko
Beneficiário:Louis Bernard Klaczko
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas  Diversidade genética  Drosophila 

Resumo

Há mais de vinte anos trabalhamos para transformar Drosophila mediopunctata num organismo modelo, aproveitando sua biologia peculiar para observar aspectos não vistos em outras espécies modelo de Drosophila. Neste período, além de descobrir novos dados relacionados à espécie, desenvolvemos novos métodos e obtivemos vários resultados que têm implicações gerais como, por ex.: o método da elipse para a descrição da morfologia das asas de Drosophila e o teste experimental do Princípio de Fisher. Recentemente, conseguimos apoio do CNPq concedendo-nos bolsas para dar início a uma colaboração com o Prof. Dr. Gert O. Pflugfelder da Universidade de Mainz na Alemanha, com vistas a uma transferência de "know-how" na área de Genética Evolutiva Molecular e do Desenvolvimento e, sobretudo, a uma aceleração da produção de nossos trabalhos de qualidade. O laboratório alemão está bem equipado para as técnicas moleculares, bem como tem colaboração direta com o Prof. Dr. Thomas Hankeln no mesmo Instituto, que fez a aquisição recente de um seqüenciador de última geração Illumina HiSeq 2000. Ressalte-se, além disso, a disponibilidade na equipe de pesquisadores da área de Bioinformática que estarão dando suporte ao trabalho.Nosso planejamento prevê uma viagem para o investigador principal de cada país para discutirmos olho no olho as melhores estratégias e os melhores métodos de análise. Estaremos enviando uma aluna de Pós-Doutorado (Mitsue Brianti) para dar início ao mapeamento e sequenciamento do genoma de D. mediopunctata, saturando o cromossomo II com marcadores moleculares. E, na sequência, um aluno de doutorado (Felipe Rocha) com bolsa de doutorado-sanduíche para a análise da base genética do policromatismo por duas abordagens: QTL e gene candidato. Desejamos ainda, verificar a expressão fenotípica na asa e na arista da variação no gene omb em populações naturais de D. mediopunctata. Todas as viagens são custeadas com bolsas do programa Ciência sem Fronteiras no CNPq. Neste projeto estamos solicitando verba de auxílio à pesquisa que viabilize o trabalho que realizaremos na Alemanha e aqui. Objetivamente pretendemos, depois de viagem inicial para estabelecimento em conjunto com o Dr. Pflugfelder da metodologia, obter:1.Mapeamento e sequenciamento do genoma de D. mediopunctata, com um mapa saturado de marcadores moleculares no segundo cromossomo.2.Análise detalhada da base genética do policromatismo de D. mediopunctata.3.Análise da expressão fenotípica do gene omb em populações naturais de D. mediopunctata. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, MARCOS R. D.; UNO, FABIANA; CHAVES, RAFAEL D.; TIDON, ROSANA; ROSA, CARLOS A.; KLACZKO, LOUIS B. Differential attraction of drosophilids to banana baits inoculated with Saccharomyces cerevisiae and Hanseniaspora uvarum within a Neotropical forest remnant. PeerJ, v. 5, MAR 9 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.