Auxílio à pesquisa 12/50156-4 - Desenvolvimento infantil, Prevenção - BV FAPESP
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Metodologia irdi - uma intervencao com educadores de creche a partir da psicanalise.

Processo: 12/50156-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Machado Kupfer
Beneficiário:Maria Cristina Machado Kupfer
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/14255-0 - Metodologia IRDI: Uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise., BP.TT
12/12093-0 - Metodologia IRDI-uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, BP.TT
12/12094-7 - Metodologia IRDI - uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise., BP.TT
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Prevenção  Saúde mental  Psicanálise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Prevencao | Professores De Creche | Psicanalise | Saude Mental Infantil

Resumo

Sabe-se que os cuidados dirigidos ás crianças na primeira infância podem diminuir significativamente a incidência de transtornos mentais tanto na infância como na idade adulta. Considerando que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, assumindo também uma função formativa, entende-se que esses profissionais precisam estar preparados para acompanhar o desenvolvimento psíquico das crianças sob seus cuidados, de modo a contribuir para a promoção, desde a primeira infância, de saúde mental, concebida a partir da teoria psicanalítica. O presente projeto terá como objetivo avaliar o uso da metodologia IRDI como instrumento de promoção de saúde mental de crianças em instituições de educação infantil. A metodologia IRDI é constituída por: 1) formação teórica sobre a constituição psíquica dirigida aos professores de creches; b) acompanhamento em serviço dos professores; c) aplicação de 31 indicadores clínicos de desenvolvimento infantil para a avaliação e o acompanhamento das crianças de zero a dezoito meses que estão sob os cuidados dos professores formados e acompanhados pela metodologia IRDI. O presente estudo será realizado em duas etapas, sendo que apenas a primeira é objeto desta solicitação de auxílio à pesquisa. Na primeira etapa, serão formados e acompanhados, por um ano, 45 professores e respectivas 315 crianças matriculadas em berçários 1 de creches da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de Diadema, nas creches da Universidade de São Paulo e de Curitiba, constituindo o grupo caso. Um segundo grupo de 45 professores e respectivos 315 alunos constituirão um grupo controle, sem aplicação da metodologia IRDI. No grupo caso será feita a avaliação de retenção imediata e, após um ano, a avaliação de retenção tardia. Nesta etapa, pretende-se avaliar o valor da metodologia IRDI como instrumento de preparação de professores para o acompanhamento do desenvolvimento psíquico de crianças de zero a dezoito meses. A metodologia IRDI terá seu valor de auxiliar na promoção de saúde mental confirmado caso a freqüência de surgimento de risco psíquico nas crianças do grupo caso seja significativamente inferior ao das crianças do grupo controle. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELA BRIDON DOS SANTOS REIS BRANDÃO; MARIA CRISTINA MACHADO KUPFER. A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI. Psicologia USP, v. 25, n. 3, p. 276-283, . (12/50156-4)
CAMILA SABOIA; MARIA CRISTINA MACHADO KUPFER. O impacto da ausência do brincar precoce no processo do desenvolvimento psíquico do bebê. Psicologia USP, v. 35, . (12/51774-3, 12/50156-4)