Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação e otimização de métodos para autenticação de linhagens celulares

Processo: 12/04164-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Judite Bittencourt Fernandes
Beneficiário:Maria Judite Bittencourt Fernandes
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Isabela Cristina Simoni
Bolsa(s) vinculada(s):14/01127-7 - Identificação de espécies das linhagens celulares por análise molecular, BP.TT
12/16583-2 - Identificação de espécies das linhagens celulares por perfil isoenzimático e molecular, BP.TT
Assunto(s):Cultura de células  Linhagem celular  Cariotipagem  Isoenzimas  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Repetições de microssatélites  Eletroforese 

Resumo

As linhagens celulares de mamíferos são utilizadas nas mais diversas áreas da pesquisa científica tornando fundamental a obtenção das mesmas de uma fonte confiável e segura; também é importante a autenticação dessas linhagens, isto é, uma certificação de identidade da espécie de origem e uma isenção de contaminação cruzada. Tanto a identificação errônea como a contaminação das linhagens pode comprometer os resultados oriundos da utilização delas e dessa forma um monitoramento contínuo para controle de qualidade das linhagens celulares deve ser feito regularmente pelos laboratórios de pesquisa e de produção para geração de dados confiáveis. Vários métodos são utilizados para verificação da espécie das linhagens celulares como cariotipagem e análises imunológica, isoenzimática e molecular. A análise eletroforética das isoenzimas é o método padrão utilizado pelos principais centros certificadores internacionais inclusive útil também para detecção de contaminação cruzada inter-espécies. Técnicas moleculares direcionadas para o DNA mitocondrial também podem ser utilizadas para esta identificação de espécies tanto de linhagens celulares animais como humanas; já as técnicas baseadas nas regiões micro-satélites do DNA foram desenvolvidas apenas para as linhagens humanas (contaminação intra-espécies). O objetivo do projeto é a implantação de uma técnica molecular para verificação de espécie das linhagens celulares animais além da otimização da técnica de eletroforese de isoenzimas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIRLEY B. DE ARAÚJO; GIANCARLO F. PATRICIO; ISABELA C. SIMONI; ELIANA B. RIVAS; MARIA JUDITE B. FERNANDES. Isoenzyme and molecular approach for authenticating and monitoring of animal cell lines. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 3, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.