Auxílio à pesquisa 12/04664-8 - Polimorfismo genético, Biologia molecular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão sistemática e metanálise da associação entre polimorfismos genéticos maternos envolvidos no metabolismo do folato e o nascimento de indivíduos com Síndrome de Down

Processo: 12/04664-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Erika Cristina Pavarino
Beneficiário:Erika Cristina Pavarino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético  Biologia molecular  Síndrome de Down  Folato  Metilação de DNA  Reparo do DNA 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:folato | metanálise | Polimorfismos Genéticos | Sindrome de Down | Biologia Molecular

Resumo

A Síndrome de Down é a causa mais comum de deficiência mental de etiologia genética, presente em aproximadamente 1 a cada 600 a 700 nascimentos, tornando-a a condição mais comum de aneuploidia compatível com a vida. Em 95% dos casos, é atribuída a trissomia livre do cromossomo 21 resultante da não-disjunção meiótica materna. Está bem estabelecido que a idade materna avançada é um fator de risco para a não disjunção, entretanto, outros fatores etiológicos independentes da idade materna também são relacionados a ocorrência da Síndrome de Down. Dentre estes fatores, está a hipometilação do DNA centromérico como consequência do metabolismo anormal do folato e, polimorfismos em genes que codificam as enzimas envolvidas neste metabolismo, têm sido apontados como fatores de risco materno para a síndrome. Os polimorfismos genéticos podem alterar os produtos resultantes da via metabólica do folato e resultar em hipometilação do DNA, instabilidade genômica e redução da capacidade de reparo do DNA. Estudos que investigaram a associação entre polimorfismos genéticos envolvidos na via metabólica do folato e Síndrome de Down, relatam resultados contraditórios ou inconclusivos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é determinar, por meio de revisão sistemática e metanálise, se a presença de polimorfismos na via metabólica do folato apresentam fatores genéticos de risco materno para o nascimento de crianças com Síndrome de Down, baseado nas melhores evidências disponíveis na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORINO, D. B.; GODOY, M. F.; GOLONI-BERTOLLO, E. M.; PAVARINO, E. C.. Meta-analysis of Methylenetetrahydrofolate reductase maternal gene in Down syndrome: increased susceptibility in women carriers of the MTHFR 677T allele. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 41, n. 8, p. 5491-5504, . (12/04713-9, 12/04664-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: