Busca avançada
Ano de início
Entree

Concentração de base e risco ecotoxicológico de cádmio em solos

Processo: 12/05490-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cleide Aparecida de Abreu
Beneficiário:Cleide Aparecida de Abreu
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade do solo  Metais pesados  Cádmio  Qualidade do solo  Traços inorgânicos 

Resumo

Cádmio (Cd) é um elemento traço que apresenta alta toxicidade à biota, sendo os seres humanos expostos principalmente via alimentação. Além da concentração natural de Cd em solos, ensaios com plantas são importantes para identificar o efeito do contaminante em solo, podendo ser uma alternativa viável para a avaliação de ecotoxicidade. Diante disto, a presente pesquisa tem por objetivos principais: reavaliar as concentrações de base de Cd no solo do Estado de São Paulo, avaliar os efeitos ecotoxicológicos dos altos teores de Cd em espécies vegetais, bem como determinar a concentração máxima em que não se observa nenhum efeito adverso (NOEC) e a menor concentração em que foi observado algum efeito (LOEC) para algumas características. Na determinação da concentração de base serão utilizadas 120 amostras de solo de diferentes perfis do Estado de São Paulo, coletadas na camada de 0-20 cm de profundidade. O teor total de Cd total será correlacionado com alguns atributos químicos, físicos e mineralógicos. No segundo experimento, várias espécies de plantas serão colocadas para germinar em 100 g de solo arenoso contaminado por Cd (0, 10, 40, 80, 160, 320 mg kg-1) usando solução de CdCl2. Após 120 h, serão avaliadas a germinação e o comprimento de raízes e da parte aérea para determinar qual foi o indicador mais sensível à inibição pelo Cd. Outro experimento será conduzido em casa de vegetação, cultivando duas espécies vegetais, as mais sensíveis no experimento de germinação, em solo com cinco níveis de Cd. Após 30 dias, será determinada a altura das plantas, a atividade enzimática de processos oxidativos, o teor de proteína, a massa fresca e seca da parte aérea e das raízes, assim como a concentração de Cd no tecido vegetal. A partir dos valores de EC50 será calculada a NOEC e LOEC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, VINICIUS HENRIQUE; DE ABREU, CLEIDE APARECIDA; COELHO, RICARDO MARQUES; AZEVEDO MELO, LEONIDAS CARRIJO. Cadmium background concentrations to establish reference quality values for soils of So Paulo State, Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 186, n. 3, p. 1399-1408, MAR 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.