Busca avançada
Ano de início
Entree

Função mitocondrial durante a adipogênese no tecido adiposo branco (TAB): efeito de ácidos graxos

Resumo

A biogênese e o metabolismo mitocondrial estão envolvidos na regulação de vários processos no tecido adiposo branco, como a adipogênese, o metabolismo de lipídios e carboidratos, a proliferação de pré-adipócitos, a de-diferenciação de adipócitos e o acúmulo de triaciigliceróis, no entanto, esse tema ainda está sob debate. Este projeto tem como objetivo investigar o efeito de ácidos graxos (AG) saturados e insaturados no metabolismo mitocondrial e sua implicação na diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos maduros (adipogênese). Serão utilizadas células clonais 3T3-L1 e pré-adipócitos primários dirigidos para a diferenciação em adipócitos maduros. Essas células serão tratadas com os AG paimítico (C16.0), palmitoléico (C16:1 ômega-7), linoléico (C18:2, ômega-6), eicosapentaenóico (EPA, C20:5 ômega-3) e docosa-hexaenóico (DHA, C22:6 ômega-3) em períodos diferentes da cultura celular. Os seguintes parâmetros serão avaliados: (1) a biogênese e o metabolismo mitocondrial, (2) o potencial adipogênico de pré-adipócitos primários e 3T3-L1, (3) a expressão gênica do coativador do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama (PGCI-alfa)D, do fator "A" de transcrição mitocondrial (TFAM), da carnitina palmitoil transferase-1 (CPT-1), do fator respiratório nuclear 1 (NRF1), da proteína desacopladora mitocondrial 2 (UCP2), da superóxido dismutase dependente de manganês (MnSOD) e (4) a análise proteômica mitocondrial durante a adipogênese. Serão empregados métodos de fluorimetria, luminescência, RT-PCR em tempo real, western blotting e proteômica. A partir dos resultados obtidos contribuiremos para a elucidação do papel da mitocôndria e de diferentes AG na adipogênese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, MAYSA M.; LOPES, ANDRESSA B.; CRISMA, AMANDA R.; DE SA, ROBERTA C. C.; KUWABARA, WILSON M. T.; CURI, RUI; DE ANDRADE, PAULA B. M.; ALONSO-VALE, MARIA I. C. Palmitoleic acid (16:1n7) increases oxygen consumption, fatty acid oxidation and ATP content in white adipocytes. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 17, MAR 20 2018. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.