Busca avançada
Ano de início
Entree

Profilaxia antibacteriana para infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante de fígado: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados

Processo: 12/04955-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida
Beneficiário:Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Anna Kim ; Claudia Nishida Hasimoto ; Erica Nishida Hasimoto
Assunto(s):Infectologia  Transplante de fígado  Antibioticoprofilaxia 

Resumo

Infecção de sítio cirúrgico (ISS) é uma importante complicação do transplante de fígado e se mantém como uma das principais causas de morbidade e mortalidade. Adequada profilaxia antibacteriana é uma ferramenta essencial para diminuir a incidência de ISS, porém a literatura científica parece carecer de melhores evidências sobre este assunto. O projeto de pesquisa será conduzido no Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP - Botucatu-SP. Será realizada uma revisão sistemática da literatura, de acordo com a metodologia da Colaboração Cochrane, com intuito de mapear todos os ensaios clínicos identificados nas principais bases de dados para avaliar eficácia e os riscos de variados esquemas de antibióticos para profilaxia de ISS em pacientes submetidos a transplante hepático. As seguintes bases de dados serão pesquisadas: Pubmed, CENTRAL (the Cochrane Library), Embase e Lilacs. Serão considerados ensaios clínicos randomizados que comparem qualquer esquema de agente(s) antibacteriano(s) versus placebo, outro agente antibacteriano, ou uma combinação de duas ou mais drogas antibacterianas. Serão consideradas todas as doses, vias de administração (exceto a via enteral) e durações da terapia profilática antibacteriana. A análise e coleta de dados será realizada por dois revisores, independentemente, que selecionarão os estudos em potencial. O título desta revisão sistemática já se encontra registrado no grupo Cochrane Hepato-Biliar (the Cochrane Hepato-Biliary Group) da revista the Cochrane Database of Systematic Review, com fator de impacto de 6.18. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, RICARDO A. M. B.; HASIMOTO, CLAUDIA N.; KIM, ANNA; HASIMOTO, ERICA N.; EL DIB, REGINA. Antibiotic prophylaxis for surgical site infection in people undergoing liver transplantation. Cochrane Database of Systematic Reviews, n. 12 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.