Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema contínuo de produção de briquetes torrificados

Processo: 03/13313-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de maio de 2004 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Energia de Biomassa Florestal
Pesquisador responsável:Felix Eliecer Fonseca Felfli
Beneficiário:Felix Eliecer Fonseca Felfli
Empresa:Bioware Desenvolvimento e Tecnologia em Energia e Meio Ambiente Ltda
Município: Campinas
Bolsa(s) vinculada(s):06/55429-8 - Desenvolvimento de um sistema contínuo de produção de briquetes torrificados, BP.TT
04/06081-3 - Desenvolvimento de um sistema contínuo de produção de briquetes torrificados, BP.TT
04/02817-5 - Desenvolvimento de um sistema contínuo de produção de briquetes torrificados, BP.PIPE
Assunto(s):Energia renovável  Briquete  Torrefação  Biomassa 

Resumo

Este projeto visa ao desenvolvimento de um sistema de produção de briquetes de biomassa torrificados por meio da inclusão de um torrefator contínuo nas plantas tradicionais de briquetagem. A proposta está fundamentada em resultados obtidos anteriormente, nos quais se constatou que a torrefação é um procedimento capaz de melhorar as características energéticas dos briquetes de biomassa, conservando suas principais propriedades mecânicas. Um sistema desse tipo é capaz de fabricar briquetes altamente padronizados e com alto teor energético, ou seja, um produto de maior qualidade para uso industrial, comercial e doméstico com potencial para exportação. O objetivo dessa fase do projeto é pesquisar a viabilidade técnica do sistema proposto prevendo-se, para isso, a execução de três etapas fundamentais. A primeira refere-se ao estudo dos resíduos de biomassa (matéria-prima) e das tecnologias eficientes para a produção de briquetes mais adequados ao processo de torrefação. Na segunda etapa serão produzidas amostras de briquetes torrificados para caracterizá-las e estudar seu desempenho durante a combustão em fornos industriais, comerciais e domésticos. Na terceira etapa deverão ser estudadas as variantes mais apropriadas para a torrefação contínua. Como resultado, espera-se obter o projeto preliminar de um torrefator contínuo, incluindo-se os principais mecanismos de controle de temperatura, transporte e resfriamento dos briquetes torrificados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Startups apoiadas pelo PIPE são selecionadas em programa da Votorantim Metais 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Startups apoiadas pelo PIPE são selecionadas em programa da Votorantim Metais 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESA-PEREZ, JUAN MIGUEL; ROCHA, JOSE DILCIO; BARBOSA-CORTEZ, LUIS AUGUSTO; PENEDO-MEDINA, MARGARITA; LUENGO, CARLOS ALBERTO; CASCAROSA, ESTHER. Fast oxidative pyrolysis of sugar cane straw in a fluidized bed reactor. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 56, n. 1-2, p. 167-175, JUL 2013. Citações Web of Science: 36.
FELFLI, FELIX FONSECA; MESA P, JUAN M.; ROCHA, JOSE DILCIO; FILIPPETTO, DANIELE; LUENGO, CARLOS A.; PIPPO, WALFRIDO ALONSO. Biomass briquetting and its perspectives in Brazil. BIOMASS & BIOENERGY, v. 35, n. 1, p. 236-242, JAN 2011. Citações Web of Science: 42.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.