Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumo de substâncias psicoativas entre pacientes psiquiátricos: identificação e análise da comorbidade

Processo: 11/22739-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Clarissa Mendonca Corradi Webster
Beneficiário:Clarissa Mendonca Corradi Webster
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicopatologia  Transtornos relacionados ao uso de substâncias 

Resumo

A literatura internacional vem apontando que a população que apresenta algum quadro clínico psiquiátrico forma um grupo vulnerável para o consumo de substâncias psicoativas. Estudos brasileiros chamam a atenção para peculiaridades do contexto que podem influenciar nas taxas de prevalência. A fim de oferecer assistência especializada e integral, torna-se importante conhecer melhor como este fenômeno ocorre em nossa realidade. O objetivo deste projeto é identificar o consumo de substâncias psicoativas entre indivíduos em tratamento psiquiátrico em dois serviços de saúde mental (ambulatorial e de semi-internação) do município de Ribeirão Preto - SP, mais especificamente, verificar a freqüência de consumo de substâncias psicoativas entre estes indivíduos, relacionar fatores sócio-demográficos e clínicos com o consumo de substâncias psicoativas, identificar os diagnósticos psiquiátricos relacionados ao consumo de substâncias e verificar a associação entre impulsividade e rede de apoio social e o consumo de substâncias psicoativas entre estes pacientes. Assim, será realizado um estudo quantitativo, descritivo e transversal, utilizando entrevista estruturada para coleta de informações sócio-demográficas e clínicas, instrumento ASSIST para rastrear o consumo de substâncias, Escala de Impulsividade de Barrat para avaliar a impulsividade e instrumento MOS-SSS (Medical Outcomes Study Questions - Social Support Survey) para avaliar a rede de suporte social. Os participantes serão pacientes em tratamento em um ambulatório psiquiátrico e em um Centro de Atenção Psicossocial II do município de Ribeirão Preto - SP. Os critérios de inclusão na pesquisa serão: estar em atendimento nos serviços selecionados, freqüentando-o no período da coleta de dados; ter mais que 18 anos de idade; estar em condições de oferecer informações; concordar em participar da pesquisa. Os dados serão organizados em uma planilha e depois exportados para um aplicativo estatístico para a análise. Primeiro serão realizadas análises descritivas e depois serão verificadas associações entre as variáveis categóricas, através dos testes "exato de Fisher", adotando um nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORRADI-WEBSTER, CLARISSA MENDONCA; DA SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA. Factors associated with problematic drug use among psychiatric outpatients. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.