Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica da excreção oral e viremia do herpesvírus 8 humano (HHV-8) em indivíduos HIV positivos e negativos

Processo: 12/04223-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Claudio Sergio Pannuti
Beneficiário:Claudio Sergio Pannuti
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Laura Masami Sumita ; Tania Regina Tozetto Mendoza
Assunto(s):Infectologia  HIV  Herpesvirus humano 8  Sangue  Sorologia  Saliva 

Resumo

O herpesvírus 8 humano (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi, neoplasia que acomete freqüentemente indivíduos HIV positivos e algumas populações específicas. As rotas de transmissão do HHV-8 ainda são pouco compreendidas, sendo a via sexual considerada a principal rota em homens que fazem sexo com homens. Existem estudos epidemiológicos indicando que a saliva pode desempenhar um papel importante na transmissão do HHV-8. Além disso, estudos virológicos mostraram que o vírus é encontrado mais freqüentemente na saliva do que no sangue ou em secreções genitais e anais. As porcentagens de detecção de HHV-8 na saliva são baixas quando estudadas em amostras isoladas, porém aumentam significativamente em amostras sucessivas obtidas ao longo do tempo, mostrando assim um provável padrão de intermitência em sua excreção. A falta de uma técnica padrão para a coleta de saliva dificulta a comparação de resultados entre os vários estudos. A correlação entre excreção oral, viremia e perfil sorológico do HHV-8 ainda é pouco compreendida, encontrando-se resultados bastante conflitantes na literatura. Este projeto tem por objetivo estudar a dinâmica de excreção oral do HHV-8 em indivíduos nas quais a soroprevalência para o vírus é sabidamente maior: homens que fazem sexo com homens HIV negativos e homens e mulheres HIV positivos. Num primeiro momento, traçaremos um perfil sorológico anti-HHV-8 por meio das técnicas de ELISA e de imunofluorescência indireta. Em pacientes soropositivos para o HHV-8, será traçado o perfil de excreção oral do HHV-8 ao longo de 3 meses, com coletas diárias de saliva e quinzenais de sangue periférico para detecção do HHV-8 por PCR em tempo real. Essa detecção será realizada de forma simultânea no sangue total, plasma, creme leucocitário e em linfócitos B periféricos induzidos objetivando esclarecer qual a melhor forma de detectar a presença do HHV-8 no sangue periférico. Após 6 meses da primeira fase, repetiremos o estudo com os mesmos grupos de pacientes. O padrão de excreção oral do vírus será analisado frente à viremia, perfil de anticorpos contra antígenos líticos e de latência do HHV-8, hábitos sexuais e comportamentais desses pacientes e também alguns parâmetros clínicos (níveis de CD4, CD8, carga viral do HIV). Antecedendo o estudo será feito uma análise comparativa de diferentes métodos de coleta de saliva para obtenção de DNA viral, objetivando estabelecer qual o método ideal para utilizar em estudos prospectivos que envolvam obtenção de amostras de saliva. Os resultados obtidos permitirão um avanço na caracterização da excreção salivar do HHV-8 em indivíduos imunocompetentes, que por sua vez poderá contribuir para elucidar as rotas de transmissão do HHV-8 nesta população. Adicionalmente, será estabelecido um biorrepositório de amostras de saliva que permitirá estudar futuramente a dinâmica de excreção oral de outros vírus de interesse em patologia humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SANTANA SARMENTO, DMITRY JOSE; TOZETTO-MENDOZA, TANIA REGINA; SUMITA, LAURA MASAMI; PIERROTI, LIGIA CAMARA; PALLOS, DEBORA; CALIENTO, RUBENS; PALMIERI, MICHELLE; DE OLIVEIRA MARTINS, VICTOR ADRIANO; GALLOTTINI, MARINA; PANNUTI, CLAUDIO SERGIO; BRAZ-SILVA, PAULO HENRIQUE. Oral shedding of human herpesviruses in renal transplant recipients. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 22, n. 2, p. 885-891, MAR 2018. Citações Web of Science: 4.
TOZETTO-MENDOZA, TANIA R.; SUMITA, LAURA M.; PALMIERI, MICHELLE; ORNAGHI, MARIANA; DO CANTO, ALAN M.; BRAZ-SILVA, PAULO H. No detectable human herpesvirus-8 oral shedding in seronegative-healthy, immunocompetent individuals from non-endemic regions for Kaposi's sarcoma: A pilot study. JOURNAL OF INVESTIGATIVE AND CLINICAL DENTISTRY, v. 9, n. 1 FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
BRAZ-SILVA, PAULO H.; TOZETTO-MENDOZA, TANIA R.; SUMITA, LAURA M.; FREIRE, WILTON; PALMIERI, MICHELLE; DO CANTO, ALAN M.; AVELINO-SILVA, VIVIAN I.; GALLOTTINI, MARINA; MAYAUD, PHILIPPE; PANNUTI, CLAUDIO S. Prospective study of human herpesvirus 8 oral shedding, viremia, and serological status among human immunodeficiency virus seropositive and seronegative individuals in Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF ORAL MICROBIOLOGY, v. 9, OCT 15 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.