Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da variação diurna do valor nutritivo do pasto e do momento de início da desfolha no desempenho animal

Processo: 12/05912-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Valdo Rodrigues Herling
Beneficiário:Valdo Rodrigues Herling
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Capim braquiária  Carboidratos  Amido  Digestibilidade 

Resumo

Variações diurnas na concentração de carboidratos não estruturais tem sido estudadas em diversas espécies forrageiras. Em todos os experimentos foi detectado aumento da concentração de carboidratos não estruturais no final do dia em relação ao amanhecer. Isso ocorre possivelmente em resposta a fatores ambientais. Assim, a magnitude das respostas varia conforme a espécie forrageira, época do ano, ciclo de crescimento, localidade e perfil vertical do relvado. Ruminantes, confinados ou em pastagens, preferem forragens com maiores conteúdos de carboidratos solúveis e são hábeis em detectar sensíveis diferenças de um alimento em relação a outro. Dessa forma, o conhecimento do acúmulo de carboidratos não estruturais em forrageiras pode ser útil para se determinar qual o melhor momento para realizar a colheita, seja para pastoreio, ensilagem, ou fenação. Por meio de três experimentos objetiva-se (i) avaliar as concentrações e o conteúdo de carboidratos não estruturais e nitrogênio no capim Brachiaria brizantha (Hochst ex A. Rich.) Stapf ao longo de 24 horas em um experimento em vasos, em casa de vegetação. As análises serão feitas nas amostras de lâminas foliares, colmo + bainha e raízes da plantas colhidas às 0, 3, 6, 9, 12, 15 e 24 horas após o amanhecer; (ii) determinar a variação diurna (6:00 AM vs 17:00 PM), temporal (quatro ciclos) e vertical (30-20cm, 20-13cm) da concentração de carboidratos não estruturais, composição bromatológica e digestibilidade da matéria orgânica do capim Brachiaria brizantha em um experimento em parcelas; (iii) verificar a hipótese de que o momento de início da desfolha pela manhã ou no final da tarde tem influencia sobre o comportamento ingestivo, consumo de forragem e desempenho animal. Para isso, se realizará um experimento de campo com seis lotes de novilhas da raça Nelore em pastagens de capim Brachiaria brizantha sob lotação rotativa com período de ocupação de um dia e 25 dias de descanso. O tratamento será o horário da troca de piquetes; três lotes às 6:00 AM versus outros três lotes às 16:00 PM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, F. C. LEITE; SANCHEZ, J. M. D.; VENDRAMINI, J. M. B.; LIMA, C. G.; LUZ, P. H. C.; ROCHA, C. O.; PEREIRA, L. E. T.; HERLING, V. R. Time to move beef cattle to a new paddock: forage quality and grazing behaviour. JOURNAL OF AGRICULTURAL SCIENCE, v. 156, n. 10, p. 1241-1250, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, F. C. LEITE; SANCHEZ, J. M. D.; VENDRAMINI, J. M. B.; LIMA, C. G.; LUZ, P. H. C.; ROCHA, C. O.; PEREIRA, L. E. T.; HERLING, V. R. Diurnal vertical and seasonal changes in non-structural carbohydrates in Marandu palisade grass. JOURNAL OF AGRICULTURAL SCIENCE, v. 156, n. 3, p. 457-464, APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.