Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da vitamina E na ação e secreção da insulina em animais submetidos à restrição calórica

Processo: 12/01146-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Esméria Corezola do Amaral
Beneficiário:Maria Esméria Corezola do Amaral
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). Fundação Hermínio Ometto (FHO). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Pâncreas  Diabetes mellitus tipo 2  Insulina  Ilhotas pancreáticas  Restrição calórica  Vitamina E  Receptores muscarínicos 

Resumo

Diabetes Tipo 2 é uma doença crônica, um problema de saúde mundial. É uma síndrome caracterizada por absoluta ou relativa deficiência da ação /secreção de insulina associada com distúrbios no metabolismo de carboidratos, de lipídios e de proteínas. Isto ocorre por sua relação com o envelhecimento que compromete o metabolismo energético do organismo. Muitos estudos sugerem que o estresse oxidativo das células pode ser responsável pelo desenvolvimento das desordens metabólicas apresentadas pelo diabético. O uso de antioxidantes junto a uma dieta apropriada parece ser uma estratégia terapêutica para o indivíduo retardar o aparecimento do pré-diabetes (insulinite), do diabetes e nesse sentido poupar o pâncreas da exaustão funcional. Raros são os estudos sobre vitamina E versus restrição calórica (RC) na literatura e não estão bem estabelecidos os benefícios desta vitamina na ação e secreção de insulina. Já, a RC é estudada como uma maneira eficaz no aumento da expectativa de vida em muitas espécies sendo responsável por um envelhecimento saudável e um forte regime contra as doenças metabólicas. O mecanismo clássico que poderia explicar o efeito da redução do consumo calórico está relacionado à redução da gordura corporal, da insulina, das espécies reativas de oxigênio produzidas durante a respiração que causam danos oxidativos ao DNA e ao RNA das células. Visando estabelecer o efeito da suplementação do micronutriente e antioxidante, alfa-tocoferol (vitamina E), com a RC, na ação e secreção de insulina, este projeto tem em vista o impacto da dieta em mecanismos biológicos para a prevenção de saúde. Para esse propósito será avaliada a secreção de insulina em ilhotas isoladas mediante diferentes estímulos, testes que indicam a melhoria na sensibilidade à insulina com as proteínas IR, AKT e GLUT4, análise da massa da célula beta, perfil lipídico e estudo de proteínas envolvidas nos benefícios da ação insulínica e da RC, como SIRT1, SIRT4 e receptores muscarínicos, M1 e M3. Portanto o estudo da vitamina E junto à intervenção da RC torna-se interessante no ponto de vista que foge ao tratamento convencional contra o diabetes e as doenças associadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURINI, PAULA R.; THOMAZINI, BRUNA FONTANA; OLIVEIRA, CAMILA ANDREA; ALVES, ARMINDO A.; CAMARGO, THAIS FURTADO; DOMINGUES, CAIO E. C.; BARBOSA-SAMPAIO, HELENA C. L.; DO AMARAL, MARIA ESMERIA C. Vitamin E supplementation and caloric restriction promotes regulation of insulin secretion and glycemic homeostasis by different mechanisms in rats. BIOCHEMISTRY AND CELL BIOLOGY, v. 96, n. 6, p. 777-785, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
SANTOLIM, LEONARDO VINICIUS; COREZOLA DO AMARAL, MARIA ESMERIA; FACHI, JOSE LUIS; MENDES, MAIRA FELONATO; DE OLIVEIRA, CAMILA ANDREA. Vitamin E and caloric restriction promote hepatic homeostasis through expression of connexin 26, N-cad, E-cad and cholesterol metabolism genes. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 39, p. 86-92, JAN 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.