Busca avançada
Ano de início
Entree

História da escola primária rural no estado de São Paulo (1931 - 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do poder público e cultura escolar

Processo: 12/08203-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesq. associados:Macioniro Celeste Filho ; Maria Apparecida Franco Pereira
Bolsa(s) vinculada(s):14/15896-2 - Preservação de fontes para o estudo histórico da escola primária rural no Estado de São Paulo, BP.TT
14/05627-4 - Gerenciamento de fontes digitais para a História da Educação, BP.TT
12/18421-0 - Gerenciamento de fontes digitais para a História da Educação, BP.TT
12/15499-8 - História da escola primária rural no estado de São Paulo (1931 - 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do poder público e cultura escolar, BP.TT
Assunto(s):História da educação  Ensino fundamental  Escola rural  Política educacional 

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva reconstituir a história do ensino primário rural no estado de São Paulo, no período de 1931 a 1968, tendo em vista a articulação entre a circulação e apropriação de referenciais estrangeiros, as políticas dos governos do estado para o ensino primário rural e aspectos da cultura escolar. Pretende-se analisar a circulação de idéias e propostas para a educação rural, integrar a abordagem política com a perspectiva da cultura escolar de modo a estabelecer um referencial para pesquisas equivalentes, cotejar aspectos da cultura escolar de diferentes tipos de escolas rurais existentes no estado no período delimitado para a pesquisa - escolas isoladas, granjas escolares, grupos escolares e escolas típicas rurais - e, reunir, organizar e disponibilizar fontes de pesquisa sobre a escola primária rural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Arquitetura do saber 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.