Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise sociológica do processo de desenvolvimento dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo (1894-1940): influência das principais ferrovias e do Rio Tietê

Processo: 12/08227-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bettine de Almeida
Beneficiário:Marco Antonio Bettine de Almeida
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do esporte  Clubes  Futebol  Urbanização  Ferrovias urbanas  Rio Tietê 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clubes de futebol | Estado de São Paulo | ferrovia | Futebol | Rio Tietê | Sociologia do Esporte

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos clubes de futebol no Estado de São Paulo em um período histórico delimitado (1894-1940). As datas foram assim delimitadas por motivos teóricos, o ano de 1894 é entendido como início do futebol no Estado de São Paulo e o ano de 1940 coroa a popularização do futebol com a inauguração do Estádio do Pacaembu. O projeto analisará os contornos históricos do surgimento dos clubes de futebol e possivelmente o processo de disseminação da modalidade pelos meios de transportes. Para fins deste projeto o desenvolvimento econômico das regiões propiciou investimentos públicos para o crescimento das cidades do Estado de São Paulo e que o processo de urbanização e principalmente a chegada dos transportes, como o trem no interior; os portos fluviais na região do Rio Tietê; os portos marítimos no litoral e as rodovias por todo o Estado foram de suma importância para o incremento do futebol nas cidades. Com este estudo poder-se-á explicar a relação dos clubes com os meios de transporte e o próprio futebol como fenômeno eminentemente industrial. Sugerindo algumas respostas como: o vinculo do futebol com a estrutura urbana; o futebol transformando o ambiente não urbano; a importância das cidades está relacionada ao número de agremiações futebolísticas que ela possui; a ascensão e decadência dos clubes estão vinculadas a economia; o incremento dos meios de transporte e surgimento dos clubes de futebol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUTIERREZ, DIEGO M.; BETTINE, MARCO; GARCIA, BORJA. The railway and the ball, the spread of football in Sao Paulo State. SPORT IN HISTORY, v. 41, n. 3, p. 24-pg., . (12/08227-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.