Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre hipertrofia adenotonsilar e alterações cardíacas: revisão sistemática de estudos coortes

Resumo

A Síndrome da apnéia do sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetitivos de obstrução da via aérea superior (VAS), geralmente associados à dessaturação de hemoglobina devido a interrupção parcial ou total do fluxo respiratório. Sua prevalência nas crianças varia de 0,7 a 3%. O pico da incidência é observado nos pré-escolares, faixa etária na qual é mais comum a obstrução das vias aéreas superiores pela hipertrofia das tonsilas faríngea e palatinas. A SAOS pode estar associada a efeitos agudos e crônicos sobre o sistema cardiovascular como oscilações extremas na pressão arterial sistêmica e pulmonar, injúria cardíaca associada a episódios repetitivos de apnéia e hipoxemia, cor pulmonale, além do impacto negativo na qualidade de vida da criança, como atraso no desenvolvimento pôndero-estatural, alterações no esqueleto facial e torácico, e distúrbios do comportamento, do aprendizado e de outras funções cognitivas. Alguns autores observaram elevação significativa da PA sistólica e diastólica em crianças com índice de apnéia-hipopnéia (IAH) maior que 10. Os autores sugeriram que distúrbios respiratórios obstrutivos em crianças são fatores de risco para hipertensão arterial, com correlação positiva entre o grau de distúrbio respiratório obstrutivo e de HAS. Devido à seriedade das consequências da hipertrofia adenotonsilar, propomos uma investigação sobre a associação entre hipertrofia e alterações cardíacas por meio de revisão sistemática de estudos coortes. O projeto de pesquisa será conduzido no Departamento de Otorrinolaringologia da FMB/UNESP - Botucatu-SP. A revisão sistemática será realizada de acordo com a metodologia da Colaboração Cochrane, com intuito de mapear todos os estudos coorte identificados nas principais bases de dados. Dois revisores selecionarão independentemente os estudos relevantes, avaliarão a qualidade metodológica e extrairão os dados dos estudos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WEBER, SILKE ANNA THERESA; CARVALHO, RAISSA PIERRI; RIDLEY, GRETA; WILLIAMS, KATRINA; EL DIB, REGINA. A systematic review and meta-analysis of cohort studies of echocardiographic findings in OSA children after adenotonsilectomy. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 78, n. 10, p. 1571-1578, OCT 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.