Resumo
A detecção de displasia epitelial na leucoplasia oral (LO) e queilite actinica (QA) constitui o mais importante indicador para risco de carcinoma espinocelular (CEC). Diferente do CEC de lábio inferior (CEC-LI), o CEC oral (CEC-0) ê caracterizado pelo alto grau de invasão local e freqüentes metástases linfonodais. Apesar dos grandes avanços no tratamento do CEC-O, a sobrevida após 5 anos tem permanecido em menos de 50% nos últimos 40 anos. Diversos estudos têm demonstrado que o sistema imune não somente pode proteger o hospedeiro contra o desenvolvimento tumoral, mas também tem a capacidade de promover o crescimento tumoral, um efeito dual do sistema imune denominado "imunoedição do câncer", na qual a enzima indolamina 2,3-dioxigenase (IDO) está diretamente envolvida. Enquanto estes mecanismos na LO e QA são desconhecidos, dois únicos estudos avaliando a expressão de IDO no CEC-O e CEC-LI têm demonstrado distribuição heterogênea. Estudos dessa natureza representariam uma ótima oportunidade de uma análise comparativa da resposta imune em desordens"potencialmente malignas e no CEC, além de evaluar os efeitos da radiação solar ultravioleta. A proposta do presente projeto será analisar, mediante um amplo painel imunoistoquimico, a localização e estado funcional de células dendríticas, linfócitos citotóxicos e expressão de IDO na mucosa oral normal (n=10), LO (n=15), QA (n=15), CEC-0 (n=15) e CEC-LI (n=10). Todos estes casos serão obtidos dos arquivos do Laboratório de Histopatologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP). Os resultados permitirão melhor definir os subtipos celulares de ativação e regulação do sistema imune e sua relação com a expressão de IDO, visando contribuir no desenvolvimento de estratégias imunoterapêuticas para o tratamento do CEC. (AU)
Publicações científicas
(5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JESSICA LUANA;
DE ALMEIDA MILANI ALTEMANI, ALBINA MESSIAS;
TRIVELLATO, ALEXANDRE ELIAS;
SVERZUT, CASSIO EDVARD;
ALMEIDA, LUCIANA YAMAMOTO;
TEIXEIRA, LUCAS RIBEIRO;
RIBEIRO-SILVA, ALFREDO;
LEON, JORGE ESQUICHE.
Intraoral Pigmented Low-Grade Adenocarcinoma, Not Otherwise Specified: Case Report and Immunohistochemical Study.
Head and Neck Pathology,
v. 12,
n. 4,
p. 610-618,
DEC 2018.
Citações Web of Science: 0.
YACARINI PAREDES, SILVIA ELENA;
BEZERRA SEGATO, RAQUEL ASSED;
MOREIRA, LEILA DAHER;
MOREIRA, ALCIDES;
DIAZ SERRANO, KRANYA VICTORIA;
RODRIGUES, CLARISSA TELES;
ALMEIDA, LUCIANA YAMAMOTO;
LEON, JORGE ESQUICHE.
Dentoalveolar Abscesses Not Associated with Caries or Trauma: A Diagnostic Hallmark of Hypophosphatemic Rickets Initially Misdiagnosed as Hypochondroplasia.
Head and Neck Pathology,
v. 12,
n. 4,
p. 604-609,
DEC 2018.
Citações Web of Science: 0.
ORTEGA, ROSE MARA;
BUFALINO, ANDREIA;
ALMEIDA, LUCIANA YAMAMOTO;
NAVARRO, CLAUDIA MARIA;
TRAVASSOS, DAPHINE CAXIAS;
FERRISSE, TULIO MORANDIN;
CARLOS, ROMAN;
LEON, JORGE ESQUICHE.
Synchronous Polymorphous Adenocarcinoma and Canalicular Adenoma on the Upper Lip: An Unusual Presentation and Immunohistochemical Analysis.
Head and Neck Pathology,
v. 12,
n. 1,
p. 145-149,
MAR 2018.
Citações Web of Science: 2.
DA MOTTA, RAPHAEL J. G.;
TIRAPELLI, CAMILA;
DA SILVA, ROBERTO JUNS;
VILLAFUERTE, KELLY R. V.;
ALMEIDA, LUCIANA Y.;
RIBEIRO-SILVA, ALFREDO;
LEON, JORGE E.
Immature, but Not Mature, Dendritic Cells Are More Often Present in Aggressive Periodontitis Than Chronic Periodontitis: An Immunohistochemical Study.
Journal of Periodontology,
v. 87,
n. 12,
p. 1499-1507,
DEC 2016.
Citações Web of Science: 1.