Auxílio à pesquisa 11/23221-7 - Modalidades de fisioterapia, Exercícios respiratórios - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da força dos músculos respriatórios em crianças e adolescentes: equação de previsão

Processo: 11/23221-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fernanda de Cordoba Lanza
Beneficiário:Fernanda de Cordoba Lanza
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Simone Dal Corso
Assunto(s):Modalidades de fisioterapia  Exercícios respiratórios  Pediatria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equação de previsão | força dos msuculos respiratórios | Pediatria | Fisioterapia respiratória

Resumo

As equações de previsão para determinar valores de normalidade precisam ser desenvolvidas na população a qual será aplicada a variável em questão. A avaliação da força dos músculos respiratórios é amplamente utilizada na população pediátrica desde a terapia intensiva, determinando chance para sucesso ou falha na extubação, até o acompanhamento de pacientes ambulatoriais com doenças neuromusculares e respiratórias, favorecendo a intervenção. Atualmente, os estudos brasileiros que utilizam a PImax e PEmax como desfecho, o fazem em valores absolutos ou em valores previstos de acordo com equações descritas para população com características distintas da nossa. Dessa forma, corre-se o risco de subestimar ou superestimar os valores observados. Objetivo: Determinar os valores de referência de PImax e PEmax e descrever equação de previsão que constate o valor de normalidade para população pediátrica. Método: Será realizado um estudo transversal, em indivíduos saudáveis provenientes de quatro escolas de ensino médio e fundamental, escolhidas de maneira aleatória na cidade de São Paulo- SP. Será avaliada a força dos músculos respiratórios (pressão inspiratória máxima -PImax; pressão expiratória máxima-PEmax) de maneira não invasiva pela manovacuômetro. Para mensuração dessas variáveis o indivíduo apenas fará expiração ou inspiração forçada dentro do equipamento que mensura a força. Também será realizada a espirometria para determinar a normalidade da função pulmonar. A massa corpórea, peso, estatura, idade em anos e estágio puberal também serão avaliados para determinar variáveis que poderão compor a equação de previsão da PImax e PEmax. A massa corpórea e o estágio puberal foram incluídos nesse projeto por haver relatos na literatura dessas variáveis poder influenciar nos valores em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANZA, FERNANDA DE CORDOBA; ZAGATTO, EDUARDO DO PRADO; SILVA, JACKSOEL CUNHA; RODRIGUES SELMAN, JESSYCA PACHI; GONCALVES IMPERATORI, TREICE BEATRIZ; MILANI ZANATTA, DRIELLY JESICA; DE CARVALHO, LUANA NASCIMENTO; REIMBERG, MARIANA MAZZUCA; DAL CORSO, SIMONE. Reference Equation for the Incremental Shuttle Walk Test in Children and Adolescents. JOURNAL OF PEDIATRICS, v. 167, n. 5, p. 1057-1061, . (13/26187-0, 11/23221-7, 13/11394-0)
LANZA, FERNANDA CORDOBA; DE MORAES SANTOS, MARA LISIANE; SELMAN, JESSYCA PACHI RODRIGUES; SILVA, JAKSOEL CUNHA; MARCOLIN, NATALIA; SANTOS, JENIFFER; OLIVEIRA, CILMERY M. G.; DAL LAGO, PEDRO; DAL CORSO, SIMONE. Reference Equation for Respiratory Pressures in Pediatric Population: A Multicenter Study. PLoS One, v. 10, n. 8, . (12/17875-7, 11/23221-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: