Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de receptores e ligantes notch em timócitos, células T reguladoras naturais e células dendríticas no timo humano

Resumo

O timo é o órgão responsável pela maturação de linfócitos T, e durante este processo são formados linfócitos em diferentes estágios de maturação que podem ser identificados fenotipicamente, entre eles os CD4-CD8-, CD4+CD8+, CD4+CD8- e CD4-CD8+. O resultado da maturação tímica é a formação de linfócitos TCD4 e TCD8 maduros (95% dos linfócitos emigrantes) e outras sub-populações especializadas. O processo de maturação tímica envolve diferentes vias de sinalização bem caracterizadas e nos últimos anos tem sido sugerido o envolvimento da via de sinalização Notch. A sinalização Notch é composta por uma família de receptores e ligantes que já mostrou envolvimento no desenvolvimento de várias linhagens celulares. Entre as sub-populações especializadas maturadas no timo destacam-se os linfócitos TCD4 com potencial regulador sobre o sistema imune, denominados T reguladores naturais (nTreg). Esta sub-população é maturada especialmente na região medular tímica onde existem agrupamentos de células epiteliais e células dendríticas intratímicas (tDCs) denominados corpúsculos de Hassal. Por não ser totalmente descrita, a sinalização na maturação dos nTreg também pode envolver a via Notch.Os escassos trabalhos da literatura que sugerem o envolvimento da sinalização Notch na maturação de linfócitos TCD4+, TCD8+ e nTreg utilizam modelos murinos. Desta forma, nosso projeto pretende avaliar a expressão e localização de moléculas e genes de receptores e ligantes da via de sinalização Notch nas sub-populações de timócitos, nTreg, células do estroma e tDCs do timo humano.Bem sucedido, este projeto colaborará na compreensão do desenvolvimento do sistema imune, tolerância e autoimunidade, além do futuro desenvolvimento de terapias para manipulação do sistema imune. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.